Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA CELEBRA SEMANA SANTA

Páscoa 2015 – Ponte de Lima: Quaresma e Solenidades da Semana Santa

A Semana Santa em Ponte de Lima apresenta um programa cultural, com exposições e concertos musicais.

No Museu dos Terceiros estão patentes duas exposições temporárias. Até 6 de abril, no âmbito desta quadra pascal pode ver a exposição “Invocar a Paixão”, com imagens de Jesus Cristo no momento da Paixão.

Patente ao público também no Museu dos Terceiros está a exposição “Convento de Vale de Pereiras - 500 anos de Clarissas em Ponte de Lima”, até 30 de junho.

Símbolo de uma era finda, o Convento de S. Francisco de Vale de Pereiras afirmou-se em território limiano desde a Idade Média até à extinção das ordens religiosas no século XIX, ecoando a espiritualidade e a arte franciscana, primeiro através da presença dos frades claustrais e depois por intermédio das clarissas.

Este ano, em que se cumprem cinco séculos sobre a sua passagem de convento de frades para convento de freiras, o Museu dos Terceiros evoca o prestigiado e infelizmente desaparecido cenóbio com uma pequena exposição iconográfica e documental em torno dos seus vestígios.

Na Quinta-feira Santa, 2 de abril, realiza-se o Concerto de Páscoa “STABAT MATER” de G. PERGOLESI e “CONCERTO GROSSO” de P. LOCATELLI OP 1 Nº 11 DÓ MENOR pelo ALTO MINHO ENSEMBLE, na Igreja Matriz, a partir das 22 horas.

O Roteiro da 7 Dores / Veneração da Santa Cruz, acontece na Sexta-feira Santa, 3 de abril, entre as 14h30 e as 17h30, nas Igrejas e Capelas do Centro Histórico, iniciando-se o roteiro na Igreja de Nossa Senhora da Guia; Igreja do Convento de Santo António; Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; Igreja da Misericórdia; Capela de Nossa Senhora da Penha de França; Capela de S. João e Igreja Matriz.

Referência ainda para a tradicional Via Sacra, pelas ruas do Centro Histórico, com saída da Capela de Nossa Senhora da Lapa, às 21h30 do dia 3 de abril.

A quadra pascal termina no dia 5 de abril com o Compasso Pascal, das 8h00 às 20h00, nas freguesias do concelho.