Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DA BARCA REESTRUTURA SERVIÇOS MUNICIPAIS

Reunião de Câmara de 15 de Fevereiro. Aprovada Reestruturação dos Serviços Municipais

Foi aprovada, na última reunião do executivo municipal, a proposta de reorganização dos serviços da Câmara de Ponte da Barca. A proposta contempla a extinção das Unidades Orgânicas Flexíveis: Divisão de Administração Geral, Divisão de Administração e Conservação do Território, Divisão de Desenvolvimento Social, Unidade de Finanças e Gestão Patrimonial, Unidade de Desenvolvimento Social e o Gabinete de Sistemas de Informação e a extinção do Gabinete de Prospetiva, Planeamento e Desenvolvimento Económico (Equipa Multidisciplinar), bem como a criação das seguintes Unidades Orgânicas Flexíveis: Divisão de Administração, Gestão Financeira e Contratação Pública, Divisão de Gestão e Planeamento Territorial, Divisão de Desenvolvimento Económico e Gestão Urbanística e Divisão SocioCultural, todas de Direção Intermédia de 2º Grau e da Unidade Financeira e de Compras Públicas, de Direção Intermédia de 3º Grau; e o Gabinete de Modernização Administrativa e Gestão da Qualidade ( Equipa Multidisciplinar).

Segundo o autarca, Augusto Marinho, o objetivo da reorganização dos serviços municipais visa promover uma maior eficácia e eficiência internas para que, assim, os serviços estejam mais focados em “cuidar” do concelho, tornando o Município cada vez mais próximo dos munícipes, concentrando em si o exercício de uma função essencialmente planeadora, reguladora e fiscalizadora, em articulação com as funções predominantemente operacionais e de proximidade do quadro técnico. Na mesma linha foi, igualmente, aprovada a proposta de alteração do mapa de pessoal de 2018, que terá de ser remetida para apreciação e votação em Assembleia Municipal.

No decorrer da sessão, o autarca deu conhecimento da reunião que decorreu com as Juntas de Freguesia e a Águas de Portugal, durante a qual foi apresentado o sistema de abastecimento de água do concelho barquense. Disse que o objetivo desta reunião foi alargar a discussão a todos os intervenientes deste processo, para partilha de preocupações, possíveis soluções e alternativas para o sistema de distribuição de água em Ponte da Barca. Na mesma reunião foi ainda analisada a proposta de parceria apresentada pelas Águas de Portugal a um conjunto de municípios do Noroeste, para a eventual criação de uma empresa intermunicipal de abastecimento de água em baixa para o conjunto dos municípios da CIM.

Informou, ainda, da reunião com o Ministro da Administração Interna, no âmbito da CIM Alto Minho, com o qual tiveram oportunidade de expor um conjunto de preocupações relativas à limpeza de terrenos para a defesa de pessoas e bens face aos incêndios florestais dando conhecimento, ainda, que ao nível local vão ter inicio, entre outras ações previstas, várias sessões de esclarecimento para sensibilizar a população para esta causa e para o cumprimento da Lei.

Deu nota também da reestruturação levada a cabo ao nível de espaço físico dos serviços de atendimento nos Paços do Concelho, com a qual se criou um espaço de maior qualidade e de proximidade, bem como uma melhoria significativa no acesso dos munícipes aos diversos serviços. Disse ainda que são diretamente beneficiados, não só os funcionários municipais que ali trabalham, como também todo o universo municipal que ganha eficiência com a nova organização.

Foi ainda apresentado pelo presidente da Câmara um Voto de Pesar pelo falecimento do Pai do Vereador, José Alfredo oliveira, que foi subscrito por todos os presentes.