Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DA BARCA RECEBE "O VIOLINO DO SOLDADO"

13 de Abril | 21h30 | Casa da Cultura de Ponte da Barca: Concerto-conferência “O Violino do Soldado” com Maurizio Padovan

A Câmara Municipal de Ponte da Barca promove no dia 13 de Abril, pelas 21h30, na Casa da Cultura, o concerto-conferência O Violino do Soldado, com Maurizio Padovan.

Print

Com entrada gratuita, a iniciativa, inserida no âmbito da comemoração do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), pretende lembrar este acontecimento através do insólito olhar da música. Execuções musicais, recontos, imagens e filmagens, revelarão aspetos curiosos e inéditos da vida infernal nas trincheiras, das condições dos prisioneiros portugueses, da disciplina e da estratégia de terror, das dizimações, da gestão do tempo livre das tropas e do papel da música para os soldados nas frentes de combate.

Maurizio Padovan é músico, professor e um dos mais qualificados e notáveis historiadores de dança do panorama internacional. Foi docente na Faculdade de Musicologia da Universidade de Cremona-Pavia (Itália). Participou em numerosos convénios internacionais e deu cursos de dança renascentista e seminários de música e dança em escolas e instituições didácticas (Itália, França, Portugal).

Desde 1989 está com regularidade em Portugal, a convite da Escola Superior de Dança de Lisboa, da Universidade do Minho, da Associação Portuguesa de Educação Musical, do Clube Unesco de Educação Artística de Lisboa, da Casa da Música de Porto, de vários Centros de Formação de Professores, do Clube Unesco de Educação Artística de Lisboa, de Câmaras Municipais e Casas das Artes para leccionar cursos de especialização e formação, para dar concertos e para a realização de espectáculos de música e de dança.

Violinista especializado em instrumentos antigos, é director do ensemble “Accademia Viscontea” e do ensemble “Vioulinàires”; gravou discos, deu cursos musicais, stages e centenas de concertos em Itália e no estrangeiro (Espanha, França, Bélgica, Suíça, Áustria, Alemanha, Hungria, Singapura). Colabora com o Departamento de Instrução da Província de Milão no projecto “Mùsica na didáctica”. Para os estudantes da Escola Secundária publicou os volumes Voci, ritmi e strumenti del Medioevo, Musica e società del Rinascimento e Il Barocco: musica e società. É autor dos mais importantes estudos e publicações editoriais e discográficas sobre o violino “occitano” em Itália.