PONTE DA BARCA ALERTA PARA A PROBLEMÁTICA DO CANCRO DA MAMA
A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Unidade de Saúde Familiar do Centro de Saúde local e Agrupamento de Escolas promoveu, na tarde da passada sexta-feira, na Casa da Cultura, o Workshop 'Onda Rosa'.
Esta iniciativa teve o objetivo alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, e consciencializar a comunidade para a necessidade de aderir ao rastreio, sendo para já o meio mais eficaz de prevenção e controlo desta doença.
Por toda a sala onde decorreu o workshop estavam ainda expostos os trabalhos realizados no mesmo âmbito, pelos alunos das turmas do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A iniciativa, que contou com a Vereadora da Cultura, Sílvia Torres, na sessão de abertura, teve como oradoras convidadas Cristina Fonseca, Psicóloga e Coordenadora Nacional da Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Maria João Fernandes, médica interna da Unidade de Saúde Familiar da Terra da Nóbrega, que abordaram questões como fatores de risco do cancro da mama, os sinais, sintomas, tratamentos e formas de prevenção.
Recorde-se que esta iniciativa insere-se na Campanha de Luta Contra o Cancro da Mama, da Liga Portuguesa contra o Cancro, que decorreu em Outubro, mês dedicado à prevenção do Cancro da Mama. Para além do workshop, a autarquia assinalou a efeméride ao longo de todo o mês, com o laço rosa alusivo a esta problemática, colocado no recinto exterior ao edifício dos Paços do Concelho.