Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“POETISA DE AROSA” LANÇA EM FAFE ANTOLOGIA “A ESSÊNCIA DA PALAVRA”

Chama-se A Essência da Palavra a antologia poética da escritora vimaranense Maria Amélia Fernandes, mais conhecida como “Poetisa de Arosa”, e que vai ser apresentada na Biblioteca Municipal de Fafe, esta sexta-feira, dia 1 de Abril, pelas 21h30.

A obra é apresentada pelo escritor Artur Ferreira Coimbra, que acompanha a obra da autora desde o seu início.

A anteceder, haverá uma intervenção musical a cargo da Academia de Música José Atalaya.

A entrada é livre.

Evocativa dos seus 30 anos de vida literária, a antologia recolhe poemas da dúzia de livros que publicou desde Onda de Palavras (1985), a sua obra inicial, até Pétalas do Meu Ser (2013), acrescentando quase duas centenas de inéditos e poemas mais recentes.

São 305 poemas representativos de diversas fases da obra de Amélia Fernandes, nascida em 1956, e licenciada em Estudos Artísticos e Culturais pela Universidade Católica, depois de uma vida de mais de trinta anos como operária têxtil.

Para além dos livros de poesia, a autora publicou durante estes anos mais quatro livros para crianças e participou em diversas antologias poéticas.

Recebeu vários prémios e condecorações e foi homenageada pela Universidade Católica e pelas Câmaras Municipais de Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

A Essência da Palavra, em  edição da fafense Labirinto,  integra ainda testemunhos de escritores amigos como Armindo Cachada, Artur Coimbra, Barroso da Fonte, Brian Franklin Head, Conceição Oliveira, Isaac Alonso Estraviz, Júlio Ferreira Leite e Elisabete Napolli.