PESCADORES DE CAMINHA E VILA PRAIA DE ÂNCORA REGRESSAM À TERRA NOVA
VIAGENS À TERRA NOVA ARRANCA HOJE EM VILA PRAIA DE ÂNCORA
Fado Forte com Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Laíns é um dos pontos altos do certame
Arranca hoje em Vila Praia de Âncora o certame Viagens à Terra Nova que visa homenagear os 700 pescadores do concelho que andaram na faina do bacalhau. O certame prolonga-se até ao dia 9 de agosto e conta várias exposições temáticas, cinema ao ar livre, música e conferências. Para além das propostas culturais, a gastronomia é a grande aposta do certame. O ponto alto é o “Fado Forte” já amanhã, com a atuação de Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Laíns. O Viagens à Terra Nova abre às 18h00, com a conferência “Viagens à Terra Nova – Memórias do Gil Eannes”.
O Viagens à Terra Nova é uma das marcas do “Verão Azul” do concelho. Exposições temáticas “Cubo da Memória”, “Evolução da Pesca do Bacalhau em Portugal”, “Rostos das Viagens” e “Barcos das Viagens”; cinema ao ar livre com a projeção dos filmes “A Campanha do Argus”, “The perfect storm”, “Argaço” e o “O Velho e o Mar”; conferências “Viagens à Terra Nova – Memórias do Gil Eannes”, “8 séculos de língua portuguesa” e “Memórias Visuais da Grande Pesca”, projeção de vídeo “Testemunhos na primeira pessoa sobre e Fado Forte com Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Laíns vão marcar esta segunda edição.
Para além de todos os momentos culturais de homenagem aos 700 pescadores, no Viagens à Terra Nova, o visitante vai poder apreciar as várias formas de confecionar o bacalhau nas cerca de 4 dezenas de restaurantes, que aceitaram o desafio do município de Caminha para participar no “Aposta Bacalhau”. Bacalhau com broa e alheira, bacalhau gratinado com gambas, bacalhau no pão à rio Minho, línguas de bacalhau com agridoce de tomate, são algumas das especialidades que vai encontrar num dos restaurantes aderentes.
Para além da música, do cinema e das conferências, o Viagens à Terra Nova conta com uma exposição patente ao longo de toda a Avenida dr. Ramos Pereira, onde poderão ver-se os “Rostos das viagens”, mais de 700 homens, assim como os “Barcos das Viagens” e apreciar a própria evolução da pesca do bacalhau.
Também a Praça da República será transformada num emocionante espaço de homenagem, com o Cubo da Memória, mas também acolherá o cinema e alguns momentos musicais. Outros espaços do Viagens à Terra Nova localizam-se ainda junto ao mar. São eles o Posto de Turismo e a Loja de Aprestos, no Campo do Castelo, na zona do Portinho de Vila Praia de Âncora.
O certame abre esta tarde, às 18h00, com a com a conferência “Viagens à Terra Nova – Memórias do Gil Eannes”, a cargo de Barros Pereira, médico no navio-hospital Gil Eannes e Mário Esteves, filho do comandante Mário Esteves. A conferência vai decorrer na Loja de Aprestos, Campo do Castelo. Às 21h30, na Praça da República terá lugar um Recital de guitarra e poesia música pela Academia de Música Fernandes Fão. A noite termina com cinema ao ar livre.
Amanhã, dia 1 de agosto, o Forte da Lagarteira vai servir de cenário ao Fado Forte que vai juntar os fadistas Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Laíns. O concerto começa às 22 horas. Contudo, da parte da manhã, vai decorrer a inauguração do Passeio de A Guarda e Largo do Porto Novo.