Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PEREGRINOS DE FÁTIMA EM ANDORRA LEVAM IMAGEM A MERITXELL – CRÓNICA DE JOSÉ LUÍS CARVALHO

Fatima_Andorra (5).jpg

A comunidade portuguesa residente no Principado de Andorra celebrou as aparições de N. Sra.de Fátima com uma procissão e missa comemorativa. A Confraria de Nossa Senhora de Fátima sediada no Principado organizou na passada segunda-feira, dia 12 de maio, às 21 horas, a tradicional procissão de velas em honra a N. Sra. de Fátima. O habitual ponto de encontro dos peregrinos foi a rotunda da estrada geral nº III na paróquia de Canillo que, acompanhando o andor de N. Sra. de Fátima, seguiram em procissão até à Basílica-Santuário de Meritxell, padroeira do Principado de Andorra.

A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo de Urgell e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives, acompanhado dos sacerdotes dos vales de Andorra, o Arcipreste Ramon Sàrries, o Reitor do Santuario, Ramon Rosell e o Padre português Albano Fraga.

Mais de 300 peregrinos de diferentes nacionalidades acompanharam o andor rezando o terço e oferecendo cânticos alusivos ao dia de Nossa Senhora destacando à cabeceira da procissão as bandeiras da Confraria e os porta-estandarte dos grupos: Grupo de Folclore Casa de Portugal e Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho. Presença destacada também de Duarte Pinto da Rocha, Cônsul-geral de Portugal no Principado.

Uma vez dentro da Basílica-Santuário foi oficiada uma missa presidida por Joan-Enric Vives demonstrando uma fluidez no idioma de Camões. Os cânticos estiveram a cargo do grupo coral de N. Sra. de Fátima.

No dia 13, terça-feira, teve lugar às 21 horas a missa na Igreja de Sant Esteve de Andorra la Vella. A celebração eucarística que encheu por completo a Igreja da capital do Principado de Andorra, foi oficializada pelo Padre Albano Fraga na presença do Arcipreste Ramon Sàrries e cantada pelo Grupo Coral de Fátima. Marcou presença uma vez mais o Cônsul-geral Duarte Pinto da Rocha assim como uma representação com os trajes regionais do Grupo de Folclore Casa de Portugal e Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho.

No final da celebração foi confirmado pela Confraria a visita da imagem de Fátima Peregrina no mês de outubro, coincidindo com as celebrações das aparições de outubro.

Fatima_Andorra (3).jpg

Fatima_Andorra (4).jpg

Fatima_Andorra (6).jpg

Fatima_Andorra (7).jpg

Fatima_Andorra (1).jpg

Fatima_Andorra (2).jpg