PELA (INADIÁVEL) QUALIFICAÇÃO DO SECTOR TURÍSTICO DO MINHO
O já existente mas ainda não organizado e estruturado cluster do Turismo no MINHO, começa finalmente a tornar-se numa realidade coordenada em torno da ATURMINHO- Associação de Turismo do Minho/Agência Regional para a Promoção do Turismo do Minho, entidade constituída e fundada para cumprir esse importante objectivo.
As diferentes entidades empresariais que enformam esta associação empresarial dedicada à economia do Turismo desejam potenciar, desenvolver e decisivamente contribuir para a sua qualificação e notoriedade, com enfoque especial na criação de valor e um maior desenvolvimento das suas actividades, que se realizam num dado espaço geográfico concreto: Minho, uma região com uma identidade, personalidade e atributos muito próprios e que dão escopo a uma marca turística com marca com forte identidade, notoriedade e elevado potencial de crescimento.
É pois em exclusiva defesa do Turismo do MINHO, sua qualificação, desenvolvimento e promoção, que em Junho de 2014 é fundada a ATURMINHO. Esta associação empresarial tem como principal objectivo ser uma voz pró-activa e interveniente do Turismo da região, dentro e fora de Portugal, promovendo e internacionalizando uma oferta rica e diversa, distinta e diferente, apostando na qualificação do destino, sua competitividade e permanente inovação. O objectivo final da ATURMINHO não é outro que: agregar em sede de um permanente e construtivo diálogo as entidades privadas e públicas directamente relacionadas com o sector; potenciar e dar notoriedade à marca MINHO, enquanto marca de um destino turístico forte, distinto, diferente e com enorme potencial para se afirmar internacionalmente.
Mas afinal que benefícios competitivos pode oferecer o cluster do Turismo, unido em torno da ATURMINHO, ao sector terciário da economia regional?!
O cluster do Turismo no MINHO deverá ser entendido e compreendido enquanto ferramenta – alavanca – indispensável, capaz de transformar e modernizar a sociedade, a economia de serviços em geral de uma região, impulsionando o MINHO para um mercado globalizado e cada vez mais exigente; também como uma ferramenta – alavanca de unidade associativa – indispensável para a modernização, qualificação e competitividade do Turismo no Minho, por forma a que todo o sector seja capaz de se adaptar a uma “indústria” muito globalizada e assaz exigente, com mercados cada vez melhor formados e mais informados, o que exige uma atitude de permanente inovação e muito pró-activa.
Eis a resposta estruturada e estruturante para a definição de um racional posicionamento do destino turístico MINHO, integrado em dois eixos distintos e complementares: Galiza a norte e Porto/Douro Litoral a sul. Com um sector tão atomizado e de “quintais” de altos muros como o do Minho, que apresenta um modelo já esgotado e de indiscutível baixo valor acrescentado, a constituição/fundação desta Rede na ATURMINHO, que se traduz no Cluster do Turismo do Minho, permitirá ao sector encarar o futuro com maior optimismo, pois a fasquia da procura, por força da aceleração da oferta em destinos concorrentes e de igual estrutura, há muito que subiu a níveis muito consideráveis, mas agora impõe-se: garantir o seu crescimento sustentado e sustentável; e assegurar a sua inequívoca competitividade interna e externa. Nesse sentido, este “órgão”, que funcionará na inteira dependência da ATURMINHO – berço fundador – permitirá ao sector contar com uma entidade empresarial “privado-pública”, com capacidade para assegurar uma permanente relação com o todo o tecido económico e, simultaneamente, constituir-se como um interlocutor válido, credível e respeitado, junto de toda a Administração Pública – local e nacional – fomentando a permanente cooperação de parceria “privado-pública” e “público-privada” – ATURMINHO/Autarquias, Autarquias/ATURMINHO - de forma a colocar à disposição do sector “energias de alimentação” alternativas, pois é um facto incontornável que só essa pró-activa cooperação poderá colocar ao serviço do sector consideráveis fontes alternativas de financiamento, às quais as associações empresariais não têm acesso, pelo seu carácter local: com muito pouco, emprestado por cada Autarquia, será possível captar milhões de fundos comunitários, destinados a reverter exclusivamente para a qualificação, desenvolvimento e promoção turística. E entre elas estamos naturalmente a falar da taxa turística (1 euro/dia por dormida, até um máximo de 7 dormidas seguidas), o que seria um apoio muito positivo – inteiramente pago pelo consumidor-turista - à promoção turística e à captação de fundos comunitários, destinados a erguer consideráveis projectos/candidaturas, em favor do Turismo do Minho, visando a sua efectiva internacionalização.
A economia do Turismo, representada em torno da ATURMINHO-Associação de Turismo do Minho, deseja actuar como uma organização empresarial economicamente auto sustentável, que se constitui como ponto de encontro do sector fomentador do intercâmbio de informação e experiências, que poderão ser muito proveitosas para todos os “stakeholders” envolvidos, aglutinando os interesses das várias associações que integram as empresas, equipamentos e serviços turísticos, assim como os profissionais em uma única entidade.
Pontos fortes do cluster de Turismo do Minho:
- Capacidade para inovar;
- Melhorar a percepção interna e externa do MINHO, enquanto destino turístico;
- Melhorar a competitividade, cooperação e inovação das diferentes empresas;
- Identificação de novas oportunidades e propostas de associação para trabalho em rede;
- Favorece a formação e qualificação conjunta de Recursos Humanos;
- Facilita o acesso a fontes de financiamento público;
- Permite definir actividades conjuntas de promoção, especialmente em promoção exterior, sob o chapéu da marca MINHO, a marca de uma região com uma cultura e uma identidade muito próprias e directamente associadas a essa maravilha que é o Vinho Verde.
- Transmite uma imagem de elevado profissionalismo ao sector.
EM SÍNTESE, A ATURMINHO É UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DEDICADA À ECONOMIA DO TURISMO; ASSOCIAÇÃO MODERNA E INTEIRAMENTE DEDICADA A UM SECTOR DA MAIOR RELEVÂNCIA PARA O FUTURO ECONÓMICO DO MINHO.
E é justamente nesse sentindo que a ATURMINHO tudo fará para:
Unir as empresas de turismo, os municípios, dando força às suas reivindicações e visibilidade aos seus legítimos interesses, em favor do desenvolvimento do sector do Turismo no MINHO.
Defender as empresas, os empresários, a região e as suas expectativas, criando condições para um ambiente que valorize a competitividade e o desenvolvimento do sector do Turismo no MINHO.
Pressionar e influenciar os órgãos de poder político local e administrativo, libertando os estrangulamentos e constrangimentos à atividade e ao desenvolvimento das empresas.
Promover o MINHO e toda a sua oferta turística nos diferentes mercados estratégicos.
Prestar serviços úteis e personalizados, informando, aconselhando e orientando decisões.
Garantir o futuro, afirmando-se como uma Associação em permanente mudança e atualização, acompanhando e estimulando a dinâmica de uma atividade, simultaneamente tradicional e moderna.
Apostar no Turismo como alavanca estratégica de atracção de Investimento Directo Estrangeiro para o Minho.
NOTA: Entre os projectos que a ATURMINHO está a dinamizar/operacionalizar encontram-se: um Projecto de Formação-Acção que irá envolver 24 empresas de turismo; um SIAC que tem como “produto âncora” de internacionalização da oferta o Turismo Religioso – Descobrir o Minho através do Sagrado e do Profano e vários projectos em parceria com os Municípios.
ANTERO FILGUEIRAS
Coordenador Geral da ATURMINHO