PAULO MENDES PINTO VAI A VIANA DO CASTELO FALAR DE "CRENÇAS RELIGIOSAS E MUDANÇAS CULTURAIS"
Centro de Estudos Regionais traz a Viana do Castelo o Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões
No próximo dia 10 de maio, realiza-se mais uma conferência integrada no Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais”, iniciativa do Centro de Estudos Regionais. Paulo Mendes Pinto, Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões, apresenta a comunicação intitulada “Desafios da diversidade religiosa às instituições tradicionais”. A sessão decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas, sendo a entrada livre.
Paulo Mendes Pinto é fundador da European Academy for Religions e coordena a área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde foi diretor da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões. Dedica parte dos seus trabalhos a questões relacionadas com a relação entre o Estado e as religiões. Coordenou o seminário «República e Religiões», que se realizou no Museu da Presidência da República (2005), e foi o coordenador científico do projeto «Religiões: História – Textos – Tradições», sediado na Re-Ligare (Unidade de Missão para o Diálogo com as Religiões), da Presidência do Conselho de Ministros (2006). Foi o responsável pelo Inquérito à Cultura Religiosa em Portugal, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2013). Neste momento, coordena o projeto «Roteiro do Diálogo Inter-religioso», apoiado pela Secretaria de Estado para Cidadania e a Igualdade. Colaborador regular do jornal Público e membro da «Bolsa de Especialistas» da Visão, é autor ou coordenador de cerca de três dezenas de livros no campo do estudo do Fenómeno Religioso, bem como de mais de uma centena de artigos em revistas especializadas.
O Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais” é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, integrada no plano de atividade da Academia Sénior/CER, que teve início no passado mês de janeiro e decorre até junho do corrente ano. O ciclo é composto por um conjunto de conferências onde diversos investigadores e especialistas dão conta das mudanças e reconfigurações do fenómeno religioso no passado e nos nossos tempos. Até à presente data, apresentaram comunicações Helena Vilaça, Pedro Pereira, Clara Saraiva, Marina Pignatelli e Donizete Rodrigues. Paralelamente, desenvolve-se um conjunto de visitas culturais. Assinale-se que o ciclo é um espaço de partilha de conhecimento e debate de ideias, sem propósitos confessionais, aberto a toda a comunidade.