Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA VIVE NATAL ENCANTADO

“Natal Encantado”: ‘Arte em Peças’ e ‘Escola do Rock’ | Paredes de Coura

O ‘Arte em Peças’, com uma ampla exposição composta por milhões de peças LEGO® que dão vida a centenas de construções originais dos mais variados temas, e a ‘Escola do Rock’, com 60 jovens e 5 bandas residentes num programa intensivo de seis dias de formação, experimentação e partilha, merecem particular atenção no ‘Natal Encantado’ em Paredes de Coura, que tem mais uma vez as crianças e os mais jovens no centro das atenções com propostas tão diversas como a projeção dos filmes “Força Ralph: Ralph Versus Internet” ou “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”, mas também a Tenda Natal Encantado, entre outras iniciativas, que trazem por estes dias um outro colorido e encanto a esta vila no coração do Alto Minho.

Instalação 2

A rua principal da vila transpira a magia do Natal. Quando se percorre a Rua Conselheiro Miguel Dantas no sentido descendente, a instalação pública concebida por Madalena Martins sugere-nos a ideia que as estrelas caem do céu e se transformam em neve, como que projetando a imagem que em Coura se constroem bonecos na Lua.

Por sua vez, o Largo Hintze Ribeiro acolhe a Tenda Natal Encantado com ‘Circuito Wipeout’, um circuito insuflável para toda a família, dos 6 aos 99 anos, mas também com o ‘Espaço Infantil’ que contempla trampolim, piscina de bolas e mini-circuito para crianças entre os 2 e 5 anos. Por estes dias a vila volta a ser percorrida pelo já tradicional ‘O comboio vai partir’, bem como pela banda de música DixieCoura que dá o tom e o som nos dias que antecedem o Natal. A Igreja Ecce-Homo, em Padornelo, brinda-nos com o Concerto de Natal na noite de 20 de dezembro com as encantadoras vozes do Coura Voce.

Os filmes “Força Ralph: Ralph Versus Internet” -- o vilão dos videojogos deixa Litwak para trás e aventura-se no enorme e excitante mundo da internet -- ou “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”, com a jovem Clara que perde a chave mágica e lança-se numa longa e perigosa jornada que a leva através do Reino dos Doces, das Neves, das Flores e do sinistro Quarto Reino, trazem a Paredes de Coura dois dos mais bem conseguidos ‘blockbusters’ da temporada.

Milhões de peças LEGO® encantam miúdos e graúdos

Mas são a ‘Arte em Peças’ e a ‘Escola do Rock’ que trazem uma marca distintiva ao Natal em Coura. Com o ‘Arte em Peças’, visitantes de todas as idades que acorram ao Centro Cultural para mais esta iniciativa promovida pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Comunidade 0937 terão a oportunidade de contactar com milhões de peças LEGO® e de participar em passatempos diversos como a busca de objetos escondidos, na construção de mosaicos, circuitos de comboios, circuito de carros telecomandados, pintar desenhos, experimentar o funcionamento dos mais variados robôs, de criar as suas próprias construções e brincar livremente com as milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à Playzone, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.

Já com a ‘Escola do Rock’, e após o sucesso alcançado com as edições anteriores, que levou um grupo de cerca de 50 jovens a pisar palcos como os do Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa, Casa da Música, Teatro Rivoli ou Hard-Club, mas também a frequentar residências em Silleda [Galicia] e Castelo de Paiva, a “Escola do Rock - Paredes de Coura” continua a acolher jovens músicos com idade superior a 13 anos, que queiram mostrar o que valem num programa intensivo de seis dias de formação, experimentação e partilha. Os jovens músicos provenientes de todo o país desenvolvem competências musicais e criativas, em especial na área da música rock, numa iniciativa complementada este ano com a atuação de 5 bandas residentes e que culmina dia 21 com a Apresentação Final da Escola do Rock 2018, na Caixa da Música.

À semelhança de anos anteriores, as ruas centrais desta bonita vila no coração do Alto Minho também apresentam um colorido característico, com destaque para a instalação de Natal na Rua Conselheiro Miguel Dantas. O comércio tradicional também vale uma oferta de mil euros em compras. Numa iniciativa do Município, em pareceria com a AEPCOURA – Associação Empresarial de Paredes de Coura, são desenvolvidas múltiplas iniciativas como forma de atrair cada vez mais visitantes, bem como proporcionar melhores oportunidades de negócio para o comércio de proximidade durante este período festivo.

Instalação 1