Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA REALIZA JORNADAS MICOLÓGICAS

IX Jornadas Micológicas de Outono. 26 de novembro em Paredes de Coura

Estão de volta, no dia 26 de novembro, as Jornadas Micológicas do Corno de Bico organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica A Pantorra.

IX Jornadas Micológicas Outono.jpg

A IXª edição Outono 2016 decorrerá no CEIA (Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico) e contempla, entre outras atividades, um passeio micológico orientado por especialistas com o já tradicional piquenique onde será possível degustar propostas gastronómicas dos participantes, baseadas em cogumelos silvestres. Contará igualmente com uma oficina de identificação, catalogação e exposição das espécies recolhidas durante o percurso micológico e simultaneamente desenvolve uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos alternativos. As jornadas culminam com a tradicional ceia micológica, em que os cogumelos silvestres são príncipes à mesa e prometem fazer as delícias da mico-gastronomia.

No concelho de Paredes de Coura, associada à variedade de habitats, existe uma grande diversidade de espécies de cogumelos, tendo alguns especialistas detetado, ao longo da ultima década, cerca de 200 espécies diferentes.

A diversidade de espécies incentivou o surgimento das Jornadas Micológicas do Corno de Bico desde 2006 com o objetivo de sensibilizar para a valorização dos recursos micológicos da Paisagem Protegida do Corno de Bico e, genericamente, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património natural e cultural do concelho de Paredes de Coura.

As jornadas assentam na micologia, ciência que estuda os fungos, como vetor de desenvolvimento turístico do território. Estes encontros integram diversas atividades tais como palestras,workshops, mostras, passeios e a gastronomia.

As inscrições para as IX Jornadas Micológicas do Corno de Bico deverão efetuar-se online no portal do Município de Paredes de Coura - https://www.paredesdecoura.pt/indexCMPC.php?cp=COMPONENT_EVENT&sr=SUS577EB1A220510&item -  até às 23:59:59 do dia 24/11/2016.

Em caso de dúvida, os participantes poderão contactar a organização através do e-mail jornadasmicologicas@cm-paredes-coura.pt ou pelo telefone 251 780 100 (durante o horário normal de expediente).