Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA QUER CERTIFICAR BISCOITO DE MILHO, BOLO DO TACHO E RALÃO

Paredes de Coura prepara candidatura à certificação do Biscoito de Milho, Bolo do Tacho e Ralão. Desfolhada Tradicional dia 17 - 18 outubro | Vascões

A recriação da Desfolhada Tradicional, bem como os costumes que lhe estão associados, como o baile e a merenda, assim como a confeção dos vários produtos a partir do milho, nomeadamente a Broa, o Biscoito de Milho, o Bolo do Tacho e Ralão, merecem particular relevo este fim-de-semana, 17 e 18 de outubro, na freguesia de Vascões, em Paredes de Coura.

Organizada pela Coopecoura - Cooperativa dos Agricultores do Concelho de Paredes de Coura, Junta de Freguesia de Vascões e Município de Paredes de Coura, a Desfolhada Tradicional é o último dos momentos que integra o ciclo do milho que se procurou recriar e registar nos últimos meses. “A iniciativa recupera os usos e costumes da nossa terra, em particular o cultivo do milho, a sua transformação e a confecção dos produtos que lhe estão associados, fazendo-nos reviver as memórias ancestrais de uma cultura que já foi a base da agricultura em Paredes de Coura e que hoje, apesar de ter perdido esse relevo, continua a fazer parte de nós”, explicou o vice-presidente da Câmara, Tiago Cunha, para quem esta iniciativa tem também como fim último a desejada “certificação de produtos tão importantes para a economia local, como o Biscoito de Milho, Bolo do Tacho e o Ralão”.

Neste sábado e domingo não faltará animação na Colónia Agrícola de Chã de Lamas, em Vascões, que, com a cozedura do pão de milho, os biscoitos de milho e bolo à boca do forno, a que se associa a feira do milho, as tasquinhas, o baile e jogos tradicionais, reviverá a azáfama da lavoura que teve noutros tempos.

A iniciativa enquadra-se na estratégia de promoção dos produtos gastronómicos de excelência e da candidatura à certificação do Biscoito de Milho, Bolo do Tacho e Ralão, que está a ser preparada pela Coopecoura, em conjunto com o Município de Paredes de Coura.

No âmbito deste projecto de certificação pretendeu-se fazer um registo vídeo e áudio de todo o ciclo do milho, desde a plantação, crescimento, corte e, por fim, a desfolhada. Para isso, foi determinante o apoio das associações envolvidas que cultivaram dois campos de milho regional e recriaram as tarefas do processo, desde a preparação da terra até à transformação no produto final.

“É um projeto de enorme relevância para a candidatura de certificação dos vários produtos, pois só assim se garante a reintrodução do milho regional no circuito económico e garante a matéria-prima que sustenta a sua produção”, explicou Paulo Eurico Pereira, Presidente da Cooperativa dos Agricultores do Concelho de Paredes de Coura, que, nesta iniciativa, conta com a colaboração das associações Encostas do Corno de Bico, ACDR Vascões e Quinta das Águias.