Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA ESTÁ EM FESTA!

Festas do Concelho de Paredes de Coura. Mundo a Dançar | Festa do Emigrante |Dia do Concelho. 1 – 14 agosto

A Festa do Emigrante, “O Mundo a Dançar” - Festival Internacional de Folclore e o Dia do Concelho são alguns dos pontos altos das tradicionais Festas do Concelho de Paredes de Coura.

Festas.jpg

Com um cartaz apelativo que se estende por duas semanas, as Festas do Concelho de Paredes de Coura são motivo de orgulho para muitos courenses que, por estes dias, reencontram amigos e familiares e regressam à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.

O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore, que reúne grupos da África do Sul, Bolívia, Chechénia, Filipinas e Argentina abre esta 2ª feira, dia 1 de agosto, o programa das Festas do Concelho de Paredes de Coura, que se prolongam até 14 de agosto.

A Themba Njilo Foundation (África do Sul), “BAFOPAZ” Ballet Folclorico de La Paz (Bolívia), The State Folk Dance Group Vainakh (Chechénia), Kababayang Pilipino Cultural Performing Arts Group (Filipinas) e Companhia Argentina de Arte Folklórico (Argentina) são os grupos que vão passar pelo Largo Visconde de Mozelos, proporcionando a todos os que passam por Paredes de Coura os tons e os sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também dão a conhecer as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.

No dia 9 de agosto, a Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos o Museu Regional de Paredes de Coura, com petiscos tradicionais e muita música. Um reencontro animado pelo Grupo de Cantigas da Associação de Padornelo e pelo Grupo de Cantares Ré Maior da Associação de Mozelos que dão as boas vindas a estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura tem uma “dívida de gratidão e reconhecimento”.

No dia seguinte, 10 de agosto é o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. Além da sessão evocativa do Dia do Concelho, no Salão Nobre, a noite convida a um salto até ao Escadório da Igreja do Espírito Santo para ouvir os fados de Marco Rodrigues, que entre muitos registos conta no seu portfólio o Prémio Amália Rodrigues com o álbum ‘Fados da Tristeza Alegre’ ou até o triunfo na Grande Noite de Fados do Coliseu dos Recreios.

Numa semana recheada de iniciativas que se prolongam até 14 de agosto e que trazem a Paredes de Coura muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, cortejo etnográfico, fogo-de-artifício e a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, há ainda a registar o desfile de moda ‘Épocas e Tendências’, a concentração de Carros Clássicos e os arraiais noturnos com os Kalhambeke, Hugo Band, Orquestra Royal e Night Shadow, que oferecem por estes dias um colorido ímpar a esta vila no coração do Alto Minho.