Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA DEBATE AS VANTAGENS DA ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Comer para um mundo melhor

Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana’. 18 e 19 de julho | Centro Cultural

A atriz e realizadora Sandra Coias, o ator Heitor Lourenço, bem como Alexandra Teixeira da Universidade do Porto, Luísa Agante da Universidade Nova de Lisboa e Jorge Ribeiro da Associação Vida Animal, assim como o ‘vegetarian butcher’ e empresário do ano 2015 Jaap Korteweg, Anna Mulà da Franz Weber Foundation e Marianne Thiem do Parlamento da Holanda são alguns dos intervenientes do Congresso Internacional ‘Paredes de Coura Vegetariana’, que vai decorrer no fim-de-semana de 18 e 19 de julho no Centro Cultural desta vila do Alto Minho.

Ao longo de dois dias, conferências, debates e filmes vão procurar elucidar-nos como ‘comer para um mundo melhor’, partindo do princípio que “ser vegetariano é sobretudo uma forma diferente de ver o mundo”.

“A preocupação com o impacto ambiental da produção industrial de carne não é nos dias de hoje um assunto que não mereça debate, bem como a procura de uma alimentação cada vez mais saudável é preocupação crescente da nossa sociedade”, explicou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, entidade que juntamente com a Associação Quinta das Águias promove este Congresso Internacional ‘Paredes de Coura Vegetariana’.

Vitor Paulo Pereira sustenta que “refletir sobre estes temas nos dias de hoje é pertinente porque assim estaremos mais próximos daquilo o que vai ser o nosso futuro. Até porque cada vez mais os nossos jovens procuram o vegetarianismo ou um padrão de alimentação flexível que seja uma alternativa à carne, através de dietas mais variadas e mais saudáveis”, acrescentando que “quem não compreende isto não compreende nada. E nós em Paredes de Coura desejamos, sem qualquer arrogância, caminhar à frente, ao mesmo tempo que respeitamos aqueles que pensam de forma mais tradicional ou conservadora. Não queremos ser diferentes, nem modernos, o que queremos é propor alternativas”.

O objectivo deste Congresso Internacional ‘Paredes de Coura Vegetariana’ é analisar a fundo as diferentes áreas que são afectadas pelas nossas escolhas alimentares e os problemas por estas causados e perceber de que forma poderemos promover uma sociedade e uma economia mais éticas e mais saudáveis para o planeta e os seus habitantes.

Substituir uma dieta de carnes, produtos lácteos e alimentos processados por outra baseada em alimentos vegetais de produção ecológica e sustentável ajudará a criar um planeta mais saudável e onde todos poderemos viver mais felizes.

O Congresso Internacional ‘Paredes de Coura Vegetariana’ destina-se a todas as pessoas que demonstrem interesse no tema “escolhas alimentares”, em especial aquelas que pretendam identificar oportunidades de desenvolvimento económico e social na região ou no resto do país, através de uma abordagem integrada e multi-disciplinar.