Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA: CRIANÇAS DE MOZELOS ASSINALAM DIA DAS FLORESTAS COM PLANTAÇÃO DE CARVALHOS

22 mar | 13h30 | Monte da Lameira, Mozelos | Paredes de Coura

Quatrocentos carvalhos vão ser plantados esta 6ª feira, 22 de março, a partir das 13h30 no Monte da Lameira, Paredes de Coura, pelas crianças do Jardim de Infância de Mozelos, bem como pelos utentes dos Centros de Dia do Centro Interparoquial de Padornelo, Parada e Mozelos, como forma de evocar o Dia Internacional das Florestas.

Com esta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Mozelos procura-se dar resposta “à necessidade que há de reforçar aquele espaço do ponto de vista paisagístico, tanto mais que foi uma área que há uns anos ardeu e, entretanto, foi limpa pela Junta de Freguesia”.

O autarca Armando Araújo acentua a necessidade de “sensibilizar as crianças para a preservação da floresta”, numa iniciativa em que a presença dos mais velhos e utentes dos Centros de Dia também reflete a importância de “passar o testemunho” por aqueles que têm uma forte ligação à terra.

A escolha dos carvalhos para assinalar o Dia Internacional das Florestas tem a ver com o facto desta espécie ser muito característica na região. No apoio à sua plantação a Junta de Freguesia de Mozelos conta com o apoio dos sapadores florestais do Município de Paredes de Coura.

Complementarmente a esta plantação de carvalhos nos baldios de Mozelos também estará disponível uma máquina a fazer biomassa, aproveitando as ramas das árvores e protegendo o ambiente.