Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA: “25 DE ABRIL DE 1974 – QUINTA-FEIRA NO LER CINEMA

JJxd2PxkSWQ0dR2T.jpeg

qui_2 maio_21h30 | Centro Cultural

“25 de Abril de 1974, Quinta-feira” é o filme que esta noite, pelas 21h30, vai ser projetado no Centro Cultural de Paredes de Coura no âmbito do Ler Cinema e com a presença do fotógrafo Alfredo Cunha, para nos ajudar a contextualizar todas aquelas imagens por si captadas há 50 anos e que marcam a história do Portugal contemporâneo.

Assim, no âmbito da programação que o Município de paredes de Coura desenhou para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, o filme “25 de Abril de 1974, Quinta-feira” é mais uma das muitas propostas que se estendem até final do ano. Musicado por Rodrigo Leão, “25 de Abril de 1974, Quinta-feira” traz-nos a revolução nos seus principais cenários, fotografada por Alfredo Cunha que captou imagens icónicas que perduram até hoje associadas ao acontecimento que mudou a história do nosso país,

Complementarmente, proceder-se-á ao lançamento do livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, numa edição Tinta-da-china, com fotografia e coordenação de Alfredo Cunha, textos de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas, e gravuras de Alexandre Farto/Vhils, seguindo-se da visita guiada à exposição no Centro Cultural, que tem também uma extensão no espaço público, no Largo Visconde de Mozelos, junto aos Paços do Concelho.

25 de Abril de 1974, Quinta-feira

No dia 25 de Abril de 1974 (uma quinta-feira, tal como aconteceu este ano de 2024), Alfredo Cunha estava em Lisboa e fotografou a revolução nos seus principais cenários, captando imagens icónicas que perduram até hoje associadas ao acontecimento que mudou a História de Portugal.
Fotografias ALFREDO CUNHA
Música RODRIGO LEÃO
Gravuras ALEXANDRE FARTO/VHILS
Produção e Sonoplastia JOÃO ELEUTÉRIO
Textos LUIS PEDRO NUNES, ADELINO GOMES, CARLOS DE MATOS GOMES, FERNANDO ROSAS
Grafismo PEDRO SERPA
Realização e edição MIGUEL BRUGO
Produtor JUMPCUT
Doc, 39’
Língua Original Português (legendado em inglês)

Fruto do vosso ventre [curta-metragem]
Um filho descobre as antigas cassetes 8mm do seu pai. E, pela primeira vez, vê filmagens anteriores ao seu nascimento, da sua infância e adolescência. Ao vê-las, volta à casa onde cresceu, e começa uma investigação sobre os seus pais, para tentar compreender o trauma que viveu durante toda a sua vida.

Realização FÁBIO SILVA
Cast. CESALTINA TAVARES SILVA E FÁBIO SILVA
Assistente de realização JOÃO PEDRO SOARES
Imagem e edição FÁBIO SILVA
Mistura de som ANDRÉ DE ALMEIDA
Cartaz JOSÉ LEAL
Legendagem LILY CHADWICK
Doc, 20’
Língua Original Português (legendado em inglês)

Revolução (sem) Sangue

No fim de semana, sábado e domingo, pelas 15h00 e 22h00, o Centro Cultural apresenta-nos o drama/histórico “Revolução (sem) sangue”, dirigido por Rui Pedro Sousa.

Até ao dia da Revolução dos Cravos, o histórico 25 de Abril de 1974, os portugueses foram forçados a seguir as regras da ditadura. Mas nesse dia, o regime ditatorial do Estado Novo vigente desde 1933, foi deposto e a história do país entrou num novo capítulo.

O golpe foi preparado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) composto, na sua maioria, por capitães que tinham participado na Guerra Colonial, com o apoio de oficiais milicianos e uma enorme adesão da população, que se recusou a ficar em casa.

Como a resistência do regime foi quase nula, a violência foi pouco significativa. Mas, apesar de pouco se falar nisso, a liberdade custou a vida a cinco pessoas — entre as quais um soldado, um estudante universitário e um funcionário administrativo — surpreendidas pelas balas da DGS (a polícia política criada, em 1969, para substituir a PIDE), durante o cerco ao seu quartel-general.

Com realização de Rui Pedro Sousa, que coescreve o argumento com Amp Rodriguez, o enredo deste filme tem por base factos reais e segue os passos das vítimas entre os dias 24 e 26 de Abril de 1974, com o arranque da Revolução até à data dos seus funerais.

Título original: Revolução (sem) Sangue
Género: Drama/Histórico
Realização: Rui Pedro Sousa
Atores: Dinarte de Freitas, Rui Pedro Silva , João Arrais , São José Correia , Helena Caldeira , Rui Pedro Sousa
Duração (minutos): 103
Classificação: 12 anos

0E0K1b4Eu0hjKS50.jpeg