Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PARCERIA INSTITUCIONAL DINAMIZA SETOR EMPRESARIAL

Formalizada parceria institucional para dinamização do setor empresarial

O Município de Vila Nova de Cerveira formalizou, esta segunda-feira à tarde, um protocolo de colaboração que une cinco entidades em torno da afirmação do concelho como entidade de referência na Incubação Empresarial do Empreendedorismo e Inovação da região. Valorizar a qualificação dos recursos humanos e das infraestruturas de apoio existentes, bem como promover a internacionalização das empresas instaladas e cativar potenciais interessadas, são as principais linhas diretrizes.

17022385_1579678028727059_3942526166853751048_n.jpg

Reconhecendo a necessidade imperativa de apostar no crescimento económico de Vila Nova de Cerveira, a Associação para Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM), o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), o Centro de Apoio Tecnológico Indústria Metalomecânica (CATIM) e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) aliaram-se à Câmara Municipal para concretizar uma abordagem integrada de fomento de desenvolvimento económico e social.

Congratulando-se com o interesse e o envolvimento de várias entidades na dinamização empresarial de Vila Nova de Cerveira, o autarca Fernando Nogueira realçou que “a criação de parcerias direcionadas para fortalecer os instrumentos de apoio às empresas é tida como crucial para o sucesso de uma opção estratégica municipal de promoção do empreendedorismo, da inovação e da incubação empresarial”. “Pretendemos que esta aliança tenha por base a proximidade com empreendedores e empresas para colocar Cerveira nas principais rotas de projetos e redes internacionais, sem descurar a hipótese de colaboração com os concelhos vizinhos”, afirmou.

Os representantes das cinco entidades parceiras foram consensuais nos elogios à estratégia do Município cerveirense, manifestando-se satisfeitos e motivados para avançar no terreno com o compromisso assumido no protocolo formalizado, esta tarde, em pleno Auditório do CAE - Centro de Apoio às Empresas.  Pela importância direta no setor empresarial, a cerimónia de assinatura foi ainda presenciada por alguns empresários instalados nos dois polos da Zona Industrial que também aplaudiram a iniciativa.

Com o objetivo de impulsionar e concretizar as ações previstas, será criada uma Comissão de Acompanhamento constituída por um representante de cada parceiro que reunirá semestralmente para avaliar a cooperação desenvolvida e aprovar o plano de atividades anual. O presente protocolo é um instrumento dinâmico e sempre disponível para ajustamentos dos objetivos a alcançar.