Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PARABÉNS, DIÁRIO DO MINHO!

O jornal bracarense “Diário do Minho” – uma das mais importantes referências da Imprensa regional minhota! – faz hoje 99 anos de publicação.

30715532_2136141759730134_6600331094074207259_n

De âmbito regional e inspiração cristã, o “Diário do Minho” foi fundado em 15 de abril de 1919, num contexto político particularmente complexo e sobretudo difícil para a Igreja Católica. As aparições em Fátima haviam ocorrido em 1917 e a Primeira Grande Guerra tinha terminada escassos meses antes. Porém, a participação dos capelães junto dos militares que combatiam na Flandres veio apaziguar de certo modo o anticlericalismo dos partidos republicanos que viam na Igreja um aliado da Monarquia.

Apesar de ser propriedade da Diocese de Braga e ter durante quase toda a sua existência sido dirigido por sacerdotes, nas últimas duas décadas tal missão foi atribuída a leigos.

O “Diário do Minho” é presentemente o jornal mais lido no Distrito de Braga e um dos diários regionais portugueses com maior número de leitores.

Ao invés de constituírem um obstáculo, as novas tecnologias da comunicação foram encaradas como um desafio que soube ultrapassar, publicando-se actualmente também em formato digital.

A caminho do seu centenário, o BLOGUE DO MINHO felicita o jornal “Diário do Minho” pelos seus 99 anos de publicação, desejando-lhe uma longa vida plena de êxitos!

Carlos Gomes

(Administrador)

transferir