Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAPAS EM VILA VERDE... SÃO DE SARRABULHO E CHORAR POR MAIS!

Coucieiro serviu mais de 900 litros de papas de sarrabulho e recebeu visitantes de todo o país!

A Festa de Sarrabulho de porco caseiro regressou a Couceiro com casa cheia e muita boa disposição.

a (3)

O salão paroquial da freguesia albergou perto de mil pessoas vindas de vários pontos do país para saborear as tradicionais papas de sarrabulho durante o passado fim de semana, 3 e 4 de novembro.

A organização preparou um evento em que foram consumidas três porcas e novecentos litros de papas com a ajuda excecional de dezenas de voluntários que, de forma empenhada e dedicada, trabalharam com afinco para tornar a Festa de Sarrabulho um momento alto na freguesia. Uma iniciativa que foi um sucesso desde o primeiro momento e que este ano voltou a crescer de forma significativa, voltando a contar com a presença de uma estação de televisão nacional, desta vez a TVI, que emitiu em direto para o telejornal.

A edição deste ano contou com dois almoços e um jantar com as atenções viradas para as deliciosas papas de sarrabulho, acompanhadas porrojões, farinhote, tripa e pelo bom vinho verde regional.

Na mesa, houve também outras sugestões para quem não fosse amante da iguaria tradicional. Pelo evento passaram diversas famílias e amigos em longos convívios e em grande animação. A iniciativa ficou a cargo de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia Coucieiro, a Comissão de Festas S. João Batista e a Associação dos Amigos de S. João Batista.

a (1)

Papas aprovadas pelos paladares dos participantes!

Mais uma vez, Vila Verde mostrou a excelência da gastronomia minhota com as inconfundíveis papas de sarrabulho. Da população local aos visitantes, foram muitos os que ficaram satisfeitos com a confeção dos pratos típicos do Minho. António Coelho, natural de Barcelos, foi uma das pessoas que não perdeu a oportunidade de aquecer o estômago e agradar o paladar.

“Vi na televisão imagens a confecionar os pratos e decidi vir até aqui com os meus amigos. A comida está maravilhosa e o vinho é bom”, comentou. Vindo de Vila Nova de Famalicão, António Costa foi outro participante na Festa do Sarrabulho que também se revelou muito contente por marcar presença: “Gosto de eventos deste género, onde há tradição. As papas estão muito boas!”. Pela primeira vez na iniciativa, António sublinhou a importância de preservar a cozinha regional e disse que é uma iniciativa para repetir.

a (2)

“O nosso salão já é pequeno para tanta gente!”

O Presidente da Junta de Freguesia de Coucieiro está verdadeiramente feliz com a afluência da edição este ano, dizendo mesmo que foi um “sucesso”. “Correu muito bem, melhor que o que estávamos à espera. Em comparação com o ano anterior, fizemos o dobro de litros de papas. Não há dúvidas que superou as nossas expectativas, vieram pessoas de todo lado”, afirmou Luís Ferreira. O autarca admitiu ainda que a afluência subiu consideravelmente e que é necessário arranjar soluções para acolher todos os visitantes: “O nosso salão já é pequeno para tanta gente. Vamos ter que alargar!”.

a (4)

“Sabores tradicionais da gastronomia minhota são foco de atração e promoção”

Manuel Lopes, vice-presidente do Município de Vila Verde, referiu a importância do evento para demonstrar a qualidade da cozinha minhota e congratula o trabalho da freguesia nesse sentido. “Temos aqui a prova que os sabores tradicionais da gastronomia minhota são um foco de atração e promoção das nossas freguesias. Coucieiro está de parabéns por desenvolver este evento, que tem crescido todos os anos”, disse o autarca. Manuel Lopes considerou que as papas estavam “muito boas”, antes de realçar a relevância do evento para divulgação local e concelhia: “É uma iniciativa com notoriedade e que dá visibilidade ao concelho e, neste caso, à freguesia do Coucieiro”.

No que diz respeito à programação, as atividades de domingo à tarde foram adiadas devido às condições atmosféricas adversas. A ‘Cagada do Porco’ e o ‘Magusto Típico’ foram reagendadas para o próximo fim de semana.  A Festa de Sarrabulho faz parte da programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que decorre do início de agosto até ao fim deste mês (novembro), tendo como principais objetivos preservar as tradições do mundo rural, valorizando e divulgando o concelho de Vila Verde.

a (5)

DSC_1078