Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

OS MONIZ REBELLO, DE FAFE - OBRA A LANÇAR EM 19 DE SETEMBRO NO ARQUIVO MUNICIPAL DE FAFE

O município de Fafe promove a apresentação da obra Os Moniz Rebello, de Fafe. Ascendência remota e descendência actual, do historiador e genealogista Maurício Antonino Fernandes, no próximo dia 19 de setembro (sábado), pelas 15h30, no Arquivo Municipal.

MONIZ REBELLO

A apresentação do autor está a cargo do advogado e genealogista vimaranense Óscar Jordão Pires.

Usarão ainda da palavra o historiador Artur Ferreira Coimbra e o autor do livro, que faz remontar a conhecida família fafense a tempos anteriores à fundação da nacionalidade.

Escreve Antonino Fernandes, na introdução, que entre as famílias portuguesas de boa cepa, “mas mal reconstituídas e tratadas muito à margem dos nossos nobiliários”, se encontram as tituladas Moniz e Rebello, das quais há bastante bibliografia clássica, sobretudo da primeira, pela sua ligação a Egas Moniz. Sobre o aio e conselheiro de D. Afonso Henriques e sobre os seus avós e alguns dos ramos que dele descendem, há trabalhos de investigação séria, que se devem sobretudo a José Mattoso.

Mas sobre a sua ascendência mais remota e descendência actual os trabalhos são mais deficitários, e essa é uma das lacunas que o autor se propõe colmatar nesta obra, que revive as raízes ancestrais da família, “em longa trajetória de mais de vinte séculos”.

O autor, Maurício Antonino Fernandes, é natural de Felgueiras e residente em Oliveira de Azeméis, onde foi professor e assessor do pelouro da cultura, director do Museu Regional e fundador da Associação de Defesa e Conhecimento do Património Cultural Oliveirense e da revista Ul-Vária.

Sócio da Associação Portuguesa de Genealogia e da Academia International de Généalogie, é autor de mais de duas dezenas de obras nas áreas da história local e da genealogia, em nome individual ou em co-autoria.