Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

OLIVENÇA (TAMBÉM) COMEMORA O DIA DE PORTUGAL

Casa do Minho em Lisboa era uma das entidades que no passado também organizava excursões a Olivença

SIGNIFICADO DE COMEMORAR O 10 DE JUNHO EM OLIVENÇA

“Na questão de Olivença a Espanha não tem defesa” - Federico Trillo y Figueroa, Ministro dos Assuntos Exteriores de Espanha (Convento de Santa Maria de Aguiar – Castelo Rodrigo, 12/9/1997).

À semelhança dos dois últimos anos a Associação Além – Guadiana (AAG) (nascida por iniciativa de um grupo de pessoas nadas e criadas em Olivença, em 2008) – terra portuguesa sob administração espanhola (se assim se pode dizer), desde 1801, após o Tratado de Badajoz que culminou a breve “Guerra das Laranjas”, ocorrida naquele ano – vai levar a cabo uma cerimónia comemorativa do “Dia de Portugal” no próximo dia 10 de Junho (1).

A esta organização tem-se associado um grupo de personalidades portuguesas “capitaneadas” pelo antigo Deputado Ribeiro e Castro, o qual se interessou pela causa Oliventina depois de ter recebido em audiência por diversas vezes, membros da direcção da patriótica agremiação dos “Amigos de Olivença”, quando fazia parte da Comissão dos Negócios Estrangeiros, da Assembleia da República (2).

Entre muitas e louváveis iniciativas de âmbito cultural e social que a AAG tem levado a cabo nos últimos anos, destaca-se a possibilidade de cidadãos oliventinos poderem obter a nacionalidade portuguesa, contando-se já em mais de cinco centenas os que a solicitaram e obtiveram.

Nesta senda, a nacionalidade portuguesa de Olivença – que data do Tratado de Alcanizes, de 1297 – vai ser comemorada em comunhão com as festividades que decorrem em todo o território nacional português e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Tal facto é de muito louvar pois permite manter vivas as raízes da nacionalidade e a evocação da História de antanho numa área cujos traços de portugalidade são visíveis e indesmentíveis.

Deste modo os “Amigos de Olivença” também se associam às festividades enviando um amplexo de lusitanidade a todos os oliventinos que se sentem portugueses e que têm sobrevivido a 200 anos de espanholização forçada, do seu território, e organiza uma excursão para quem se quiser associar a este evento (3).

O 10 de Junho comemora-se onde haja portugueses.

E por maioria de razão em todo o território nacional, onde se inclui, a mui nobre vila de Olivença e seu termo, que tantos e ilustres homens e mulheres deu à sua Pátria.

Viva Portugal!

João José Brandão Ferreira

Amigo de Olivença

34160258_1846720345385559_4368934522692042752_n