Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

O LOBISOMEM ENCANTA CABECEIRENSES

Cabeceiras de Basto leva á cena “O Lobisomem” de Camilo Castelo Branco

Largas centenas de pessoas assistiram no passado sábado, dia 29 de agosto, a um Passeio Literário com que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto animou culturalmente mais uma noite de verão nesta vila minhota, sede de concelho por onde passou Camilo Castelo Branco, e terra, gente e história que se encontra presente em diversas das suas obras.

DSC_0067

Descobrir entre qual dos seus vizinhos recaiu a maldição é a tarefa dos populares de Cavez que veem a sua freguesia viver assombrada com as aparições de um lobisomem.

Com efeito, a história "O Lobisomem", de Camilo Castelo Branco, passa-se em Cavez e envolve o lugar da Reboriça e a tradicional Festa de S. Bartolomeu.

O itinerário literário que o Centro de Teatro encenou neste fim-de-semana assenta em peripécias, pensamentos e sentimentos das personagens da obra "O Lobisomem" que levou as pessoas que assistiram a este passeio desde a Praça da República, verdadeira sala de visitas da vila Cabeceirense, até ao Parque Florestal, espaço sobranceiro ao magnífico Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

DSC_0056

O Centro de Teatro contou com a colaboração e participação dos jovens das suas Oficinas, os jovens de Arosa, a Associação Vilela Com Vida e Os Cavaquinhos da Raposeira.

Com tem acontecido sempre o Centro de Teatro envolve muitas pessoas e grupos, formais e não formais, nos seus espetáculos o que muito contribuiu para o sucesso deste projecto cultural que deixa os Cabeceirenses muito orgulhosos pelo que representa no panorama cultural local, regional e mesmo nacional.

Depois da representação da "Bruxa de Monte Córdova", nos Claustros do Mosteiro, no passado dia 4 de junho, esta foi mais uma extraordinária produção que encantou todos os que tiveram oportunidade de assistir a este espetáculo.

DSC_0051

DSC_0028

DSC_0014

DSC_0009