Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

NOVA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA ACOLHE XVII ENCONTRO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR DO ALTO MINHO

Equipamento ainda não foi inaugurado, mas recebeu já cerca de três centenas de clínicos

O novo edifício da Biblioteca Municipal de Caminha acolheu, entre os dias 2 e 4 de junho, o XVII Encontro de Medicina Geral e Familiar do Alto Minho. Cerca de três centenas de médicos de família e internos da especialidade refletiram sobre vários temas de saúde, num evento científico muito participado. Segundo a organização, o júri recebeu para apreciação cerca de 200 resumos de comunicações, tendo sido apresentados 90 pósteres e 50 comunicações orais. O encontro contou com o apoio do Município de Caminha.

sessão (1).jpg

O XVII Encontro de MGF do Alto Minho foi organizado pela Delegação Distrital de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF, com a colaboração do Centro de Saúde de Caminha e a Direção do Internato Ricardo Jorge e decorreu praticamente em simultâneo com o festival de música “Entre Margens”.Dada a coexistência dos dois eventos, na passada sexta-feira, o programa científico incluiu um simpósio sobre “a música e o sono”, durante o qual o músico e investigador de instrumentos musicais Xavier Blanco deu um concerto de músicas tradicionais.

Durante o Encontro houve debates dedicados “a temas centrais para a prática clínica do médico de família, como sejam o tratamento da diabetes ou o binómio exercício/nutrição. Destaque também para uma mesa redonda intitulada ‘Respirar Bem, Viver Melhor - DPOC no Alto Minho’”.

Com um custo de 907.374,73 € + IVA, a construção de uma nova Biblioteca Municipal em Caminha foi uma opção deste Executivo, que conseguiu candidatar e fazer aprovar a obra no Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, objetivo específico Rede de equipamentos culturais, do Programa Operacional ON.2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN).

Na verdade, o equipamento ainda não foi inaugurado, tendo este encontro de Medicina Geral e Familiar constituído também um teste às condições de funcionamento do imóvel, com resultados absolutamente positivos.

Atrair eventos ao concelho, dinamizando a cultura e a economia, é precisamente um dos objetivos que estiveram na base da opção pela nova Biblioteca. Conforme se referiu na altura, a construção da nova Biblioteca Municipal é um importante contributo para o aumento, diversificação e enriquecimento da oferta cultural no concelho, e para a qualificação do centro histórico da vila de Caminha.

sessão (2).jpg

sessão (3).jpg

sessão (4).jpg