Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

NOITE BRANCA DE BRAGA APOSTA NOS COPOS REUTILIZÁVEIS

Noite Branca de Braga aposta na sustentabilidade ambiental e envolve comunidade nesse desígnio. Copos reutilizáveis e instalação artística alertam para necessidade de reduzir consumo de plástico

Uma das principais novidades da Noite Branca de Braga 2018 é a aposta reforçada na sustentabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade para a necessidade de redução do consumo de plástico.

NBCMB13092014SERGIOFREITAS00000406

Assim, com o intuito de diminuir a pegada ecológica do evento, em todos os stands de venda concessionados serão utilizados apenas copos reutilizáveis em detrimento dos copos de plástico descartável. Os estabelecimentos comerciais do centro histórico serão igualmente desafiados a adoptar esta medida e a receber, desta forma, o ´Selo Verde´ do Município de Braga, distinção que certifica a actuação amiga do ambiente dos comerciantes aderentes.

Um dos pontos altos da Noite Branca 2018 será a instalação artística que irá decorar as principais ruas da Cidade. Da autoria da artista Madalena Martins, a instalação será construída com recurso a garrafas PET, transformadas pelas mãos dos reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Paços de Ferreira, e a mais de 6 mil metros de geotêxtil, produzido a partir de desperdício de material.

Para este projecto a organização recorreu ao contributo dos cidadãos para recolher cerca de 6 mil garrafas de plástico necessárias para a execução da instalação artística. Alia-se assim a sustentabilidade ambiental a uma forte componente social, valores muito presentes nos projectos da artista Madalena Martins. 

Esta preocupação com a sustentabilidade evidencia-se em todas as dimensões da Noite Branca de Braga, desde a escolha das matérias-primas para as actividades promocionais, passando pelo estímulo à utilização dos transportes colectivos para chegar ao centro histórico nos dias do evento e pela diminuição dos conteúdos impressos informativos, investindo-se em alternativa no encaminhamento do público para os suportes digitais disponíveis.

A Agere e a Braval voltam também a unir esforços na Noite Branca 2018 e a garantir uma presença reforçada no evento com a colocação de vários contentores e ecopontos em diversos pontos do centro histórico.