MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA TEM PATENTE AO PÚBLICO EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “RECANTOS COM MEMÓRIAS”
Uma centena de fotografias de locais que testemunharam pedaços de histórias de vida dos seniores caminhenses
Já pode ser visitada, no Museu Municipal de Caminha, a exposição de fotografia “Recantos com Memórias”, de Luís Valadares, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e IPSS concelhias. Através da lente do fotógrafo, ficam imortalizados cerca de uma centena de recantos do concelho de Caminha, que os seniores identificaram como locais das suas memórias.
O desafio foi lançado aos mais velhos e, uma vez identificados espaços e/ou imóveis, em todas as freguesias, procedeu-se à recolha fotográfica das respetivas imagens. Feita a seleção, foram escolhidas cinco fotografias por freguesia. Por opção do autor, Luís Valadares, as fotos são a preto e branco e muito diversas, como diversas são as memórias da nossa população.
Como referiu Rui Lages, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “esta foi uma forma que encontrámos para homenagear os menos jovens, mas também de revisitar o concelho e de o valorizar. Paramos aqui e ali, porque estes lugares têm muito que contar e a nossa imaginação não conhece limites”.
Hoje, na inauguração, o Presidente agradeceu a colaboração de todos os que trabalharam, ao longo de vários meses, para que o projeto pudesse ser concretizado, desde logo as IPSS e os autarcas das freguesias, a Vereadora da Ação Social, Sandra Fernandes, e o autor, fotógrafo do município, que tão bem interpretou, através da lente da sua câmara, as memórias dos seniores.
“Recantos com Memórias” ficará patente no Museu Municipal de Caminha até 31 de dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.