Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE VIEIRA DO MINHO REALIZOU AÇÃO DE FOGO CONTROLADO NA SERRA DA CABREIRA

Dando continuidade à execução do Plano de Fogo Controlado para o Concelho, o Município de Vieira do Minho levou a efeito mais uma ação de fogo controlado na Serra da Cabreira.

005.jpg

Esta ação envolveu os meios do gabinete técnico florestal, as equipas de sapadores florestais, da proteção civil municipal e elementos dos Corpo de Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.

Esta prática de prevenção estrutural foi acompanhada pelo presidente do Município, António Cardoso, envolveu as entidades com responsabilidade na prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais, aproveitando o contexto para formar, treinar e uniformizar procedimentos.

Segundo o presidente da autarquia, “esta ação vem complementar os trabalhos desenvolvidos, na área florestal desde início de 2016”. Segundo o autarca “todo o trabalho desenvolvido pelo Município tem tido a preciosa colaboração da Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira, das Juntas de Freguesia e dos Conselhos Diretivos de Baldios”.

Refira-se, ainda que o recurso ao fogo controlado durante o inverno é uma das medidas mais importantes para evitar o impacto dos incêndios no verão e garantir a renovação de pastagens em zonas com gado de pastoreio livre. Nesta linha de ação foram tratados, hoje, 86 hectares de combustível, estando prevista a execução de mais de 200 hectares até ao próximo verão.

Estas intervenções, de caráter preventivo, estão devidamente enquadradas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

fogo_controlado.jpg