MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO ESTABELECE PROTOCOLO COM ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES PARA TRABALHAR SAÚDE MENTAL
O Município de Viana do Castelo estabeleceu um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses no âmbito de uma parceria entre as duas instituições que pretendem colaborar na sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no município, colaborar na promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar da população e ainda colaborar na organização de eventos conjuntos e participar em eventos promovidos por ambas as entidades.
Este protocolo de parceria surge numa altura em que o Município de Viana do Castelo, empenhado na prossecução da sua função mobilizadora do potencial endógeno do território e com foco no reforço da resiliência psicológica comunitária, numa perspetiva de promoção da saúde mental em todas as políticas, respondendo aos determinantes da saúde e aos novos desafios para a saúde mental, pretende promover a literacia em saúde mental e psicológica da população.
Esta promoção da literacia em saúde mental visa favorecer o envolvimento da autarquia em processos de discussão e de tomada de decisão relacionados com a saúde mental e incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, focados na saúde psicológica e no bem-estar, em todas as etapas do ciclo vital, implementando programas de promoção da saúde mental em diferentes contextos.
O protocolo agora firmado vigora por um período de um ano, renovando-se por iguais e sucessivos períodos, se nenhum dos outorgantes o denunciar. A gestão do presente protocolo será assegurada pelo Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, aos quais incumbe acompanhar e fiscalizar o seu cumprimento.
Esta segunda-feira, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolheu o IV Encontro Anual dos Psicólogos do Norte, que reuniu profissionais e especialistas para abordar temas inseridos nos desafios sociais, nomeadamente Saúde e Bem-estar, Demografia e Envelhecimento, discutindo ainda as Migrações.