MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA DISPONIBILIZA NOVO GEOPORTAL DE TOPONÍMIA E NÚMEROS DE POLÍCIA
Geoportal de Toponímia e Números de Polícia aumenta cobertura geográfica
O Geoportal de Toponímia e Números de Polícia de Ponte de Lima acaba de ser reforçado com as freguesias de Calheiros, Fontão, Ponte de lima e Refóios do Lima (designação anterior à Reorganização Administrativa Territorial Autárquica que entrou em vigor a 30 de setembro de 2013).
O sistema já disponibilizava dados sobre as freguesias de Anais, Arca, Bertiandos, Boalhosa, Brandara, Cabaços, Cabração, Calvelo, Cepões, Estorãos, Feitosa, Fojo Lobal, Fornelos, Freixo, Friastelas, Gaifar, Gandra, Gemieira, Gondufe, Labruja, Mato, Moreira do Lima, Navió, Poiares, Queijada, Rebordões Santa Maria, Rebordões Souto, Sá, Sandiães, São Pedro d’Arcos, Santa Cruz, Seara, Serdedelo, Vilar das Almas, Vitorino dos Piães; encontrando-se em execução a freguesia de Beiral do Lima.
O Geoportal de Toponímia e Números de Polícia foi totalmente concebido pelo Município, tendo por base os processos de toponímia aprovados pela Câmara Municipal para cada uma das diferentes freguesias do concelho e os registos de números de polícia disponibilizados pelas juntas de freguesia. Esta informação foi reunida numa base de dados geográfica única para todo o concelho, e vai sendo enriquecida à medida que se vão aprovando novos processos de toponímia e atribuído/afixando novos números de polícia.
O Geoportal disponibilizado no repositório de geoportais municipais, em http://sig.cm-pontedelima.pt, desenvolvido sobre tecnologia que permite uma navegação amigável, rápida, dinâmica e intuitiva permite o acesso a informação essencial, tais como Número de Polícia, Coordenadas GPS, Tipo/Nome de Edifício, Topónimo, Código Postal, Tipo de Via, Designação e documento que em Reunião de Câmara aprovou o Topónimo.
Com a disponibilização deste serviço, passa a estar reunido num só local um conjunto de dados que estavam dispersos ou que simplesmente não existiam como informação geográfica. Trata-se de uma Base de Dados Geográfica que será o cerne do Sistema Municipal de Moradas, a implementar oportunamente e que permitirá aos mais diversos sistemas de gestão municipal utilizar uma única base de dados de moradas perfeitamente sistematizada e validada no terreno. O Município tem desenvolvido esforços no sentido de integrar a Toponímia e Números de Polícia em sistemas de navegação (GPS) em diferentes plataformas. Já é possível utilizar sistemas GPS com esta informação em smartphones e tablets acedendo às lojas online (Google play ou App Store) e instalando gratuitamente, por exemplo a aplicação MEO Drive.
Para quem possui um GPS tradicional da NDrive ou utiliza qualquer dispositivo TomTom, deverá atualizar os mapas de base ou a aplicação para a versão mais recente. Quem utiliza dispositivos alimentados pela Here (Navteq, Nokia, Microsoft) também terá acesso aos dados em breve.
De salientar que o nível de atualização de cada plataforma é variável e depende do próprio funcionamento de cada empresa. Trata-se de mais um esforço do Município de Ponte de Lima para prestar um melhor serviço aos munícipes e um importante contributo para o desenvolvimento do Turismo no concelho.