Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICIPIO DE MONÇÃO REQUALIFICA ZONA DO PORCALHO

Candidatura, aprovado no Portugal 2020, Programa Regeneração Urbana, prevê dotação de infraestruturas de água ao domicílio, saneamento básico, ecopontos subterrâneos, recuperação de parte da muralha, substituição da rede elétrica, pavimentação com calçada à portuguesa e passeios em lajedo de granito.

Porcalho 02 (Large).JPG

A zona do Porcalho vai ser requalificada. A candidatura apresentada pelo município, no valor elegível de 293.023,00 €, foi aprovada no Portugal 2020, Programa Regeneração Urbana, sendo a comparticipação governamental de 85 por cento daquele montante.

De acordo com o projeto, pretende-se a requalificação da totalidade daquela zona próxima da Porta do Rosal com dotação de infraestruturas de água ao domicílio, saneamento básico, ecopontos subterrâneos, reperfilamento e pavimentação de arruamentos.

Para que os trabalhos de beneficiação sirvam os moradores e transeuntes,as intervenções serão efetuadas com recurso a materiais como calçada à portuguesa e passeios em lajedo de granito, tal como acontece na parte nascente do estacionamento. A rede elétrica será substituída com elementos de baixo consumo.

O percurso na parte final do projeto de acesso à zona ribeirinha, será ligeiramente alargado para o lado oposto à muralha, de forma a permitir trânsito automóvel. O muro de suporte de terras do talude do baluarte da Senhora da Guia será reconstruído, alinhado e elevado, visando uma melhor proteção da muralha.

A requalificação desta zona permitirá uma substancial melhoria da qualidade ambiental, a eliminação de elementos dissonantes e a continuidade de beneficiação dos espaços exteriores à muralha, conforme tem ocorrido em outras áreas do tecido urbano monçanense.