Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE MONÇÃO DISTRIBUI FRUTA PELOS ALUNOS DO 1º CEB

No presente ano letivo, o Município de Monção avançou com a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB. O programa, denominado “Regime de Fruta Escolar”, foi instituído no âmbito da União Europeia, estando direcionado para os alunos daquele nível de ensino que frequentam os estabelecimentos escolares públicos.

fruta

Em Monção, este programa europeu, baseado na distribuição de uma peça de fruta duas vezes por semana no período do lanche, abrange 438 alunos das quatro escolas existentes no concelho: Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, Escola Básica da Estrada, em Mazedo, Escola Básica do Vale do Mouro, em Tangil, e Escola Básica de Pias.

Não substituindo outras medidas como a distribuição de leite escolar e fruta durante o almoço, esta iniciativa visa reforçar hábitos de alimentação saudáveis, sensibilizando alunos e famílias para a importância do consumo de fruta no combate à obesidade infantil.

Além da distribuição de fruta, o programa compreende a realização de algumas iniciativas de educação e sensibilização focadas na relevância desta medida para as crianças. Entre estas, visitas a quintas, mercados e plantações hortofrutícolas, favorecendo o contacto com o processo produtivo e distributivo, de forma a transmitir um maior conhecimento e proximidade.