Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICIPIO DE MONÇÃO APRESENTA CANDIDATURA PARA CRIAÇÃO DE NOVO WEBSITE E APLICAÇÃO PARA SMARPHONES E TABLETS

Candidatura permitirá um “refresh” no atual portal municipal que, tendo sido concebido há uma década, não oferece as melhores condições técnicas para uma comunicação funcional e abrangente, encontrando-se desajustado da atual realidade digital quer em termos de navegação e flexibilidade quer em termos de visualização gráfica.

imagemmonç.png

A Câmara Municipal de Monção apresentou uma candidatura ao “Portugal 2020” para a criação de um novo website municipal e uma aplicação para smartphones e tablets. Denominada “E-Gov Alto Minho 2020: Município de Monção”, engloba ainda a aquisição de servidores para alojamento, firewall para proteção de dados e 2 hotspots com internet gratuita para o público.

A presente candidatura tem como finalidade a prestação de melhores serviços online aos munícipes e visitantes através da implementação de soluções emergentes e inovadoras, garantindo uma maior simplificação de processos e alargamento dos serviços prestados à população.

Na componente informativa, assistir-se-á a uma maior interação e versatilidade no relacionamento com os munícipes. Na vertente turística e cultural, as vantagens são bastante relevantes, possibilitando, através da aplicação para smartphones e tablets, aceder a todas as áreas do portal de uma forma rápida e eficaz em qualquer lugar.

O sistema de alertas aos utilizadores da aplicação, aplicável aos ambientes operativos IOS e Android e descarregada de forma gratuita, permitirá o envio de mensagens individuais, alertando para várias situações como, por exemplo, interrupções de água, alterações ao trânsito ou espetáculos no Cine Teatro João Verde.

A nova “janela” para o mundo permitirá um “refresh” no atual portal municipal que, tendo sido concebido há uma década, não oferece as melhores condições técnicas para uma comunicação eficiente e abrangente, encontrando-se desajustado da atual realidade digital quer em termos de navegação e flexibilidade quer em termos de visualização gráfica.

Devido a problemas relacionados com o alojamento, em servidor exterior ao município, não tem sido possível inserir novos conteúdos nem retirar informações desatualizadas. Uma situação que se verifica desde o dia 20 de outubro e que os serviços municipais, em contacto com a empresa responsável pela criação do portal, estão a procurar ultrapassar.