Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES VAI NO PRÓXIMO ANO BENEFICIAR ESTRADAS DE GUIMARÃES

Investimento será superior a mais quatro milhões de euros nas freguesias

Requalificação de 30 arruamentos da rede viária municipal decorrerá em 2017. Beneficiações contemplam 16 freguesias do concelho.

Guimaraes_Estradas.jpg

A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder, em 2017, a um novo conjunto de intervenções rodoviárias que vão abranger trinta pavimentos pertencentes a dezasseis freguesias do concelho, num investimento superior a quatro milhões de euros.

A beneficiação e reperfilamento dos arruamentos, cujo preço contratual não deverá exceder os 4.373.377,84 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, terá um prazo máximo de vigência do contrato a celebrar de 240 dias e como opção pelo critério de adjudicação a proposta economicamente mais vantajosa.

O Município de Guimarães vai melhorar o estado do piso nas vilas das Taipas, Serzedelo e Ponte. Em Caldelas, serão feitas intervenções em quatro ruas: Charneca, Alvite, Bento Ribeiro Salgado Barreto e rua e travessa da Faísca. Em Serzedelo, serão beneficiadas as ruas 25 de Abril, São Bartolomeu, Eça de Queiroz e Travessa Três Barreiros, enquanto em Ponte serão intervencionados outros quatro arruamentos: Guardamilo, Serra de Baixo (parte), Travessa Vila Marita e Travessa Ponte.

Na freguesia de Pinheiro, as ruas do Montinho e Bairro do Sol serão objeto de melhoramento e de requalificação, o mesmo acontecendo em Silvares (rua Santa Apolónia), Balazar (rua da Igreja Nova), Selho S. Cristóvão (entre a rua da Boavista e a Senhora dos Montes), Gondar (rua Principal), Candoso S. Tiago (rua de S. Tiago), Gominhães (rua Estrada Nova) e Urgezes (Avenida D. João IV e rua António Costa Guimarães).

Rede viária municipal requalificada

Em Infantas, a Autarquia vai intervir em três arruamentos, mais precisamente na rua 25 de Abril, entre o entroncamento da rua do Casal e 1º de Maio e o entroncamento com a rua do Outeiro. A rua Vasco da Gama, no percurso entre o entroncamento da rua do Outeiro e a do Arieiro, será objeto de uma beneficiação, o mesmo acontecendo com a rua de Camões, que será parcialmente intervencionada.

Na zona norte do concelho, a Câmara de Guimarães vai requalificar pavimentos em Briteiros S. Salvador (rua Félix Fernandes Marques e rua dos Moinhos) e em Briteiros Santa Leocádia (rua da Boavista e rua de Ouvinho Favelhos e concordância com a rua de Covas). Em Briteiros Santo Estêvão, o Município irá beneficiar as ruas de Santa Maria e Linhares.

As intervenções traçadas visam, por um lado, estabelecer critérios de disciplina e de fluxo viário, com incontornável impacto ao nível da economia local, mas também contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A intervenção no espaço público abarca muito mais do que a simples beneficiação das estruturas de pavimentos, concedendo outras condições e possibilidades de uso de meios de mobilidade alternativos, bem como de melhores acessibilidades a infraestruturas essenciais à vida em comunidade.