Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES TEM PROVEDOR DO IDOSO

ESTA SEXTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO

Câmara de Guimarães cria Provedor do Idoso no encerramento da “Semana Sénior”

Acordo é assinado esta sexta-feira durante um encontro em Couros. Novas dinâmicas têm por objetivo proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas mais idosas.

Guimaraes_Acao_Social.jpg

A “Semana Sénior” em Guimarães encerra esta sexta-feira, 14 de outubro, com a assinatura de um protocolo de cooperação para o estabelecimento da figura do Provedor do Idoso. O acordo entre a Câmara Municipal e a Associação Regional do Norte da Comissão de Proteção do Idoso será formalizado às 15 horas, no Auditório da Fraterna, em Couros, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

O objetivo é reforçar a proximidade entre o público sénior e as diversas instituições, ao mesmo tempo que se «abre caminho para uma participação mais ativa do idoso nas políticas municipais», referiu Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social, no final da reunião do Executivo Municipal de Guimarães, realizada na manhã desta quinta-feira onde foi aprovada por unanimidade a proposta de protocolo de cooperação.

O Provedor do Idoso permitirá estabelecer uma comunicação mais regular entre a população sénior e as diversas instituições que atuam nesta área, além de ser um elo com a Autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas, enquanto garante dos direitos do idoso e agente de promoção da sua qualidade de vida. Neste particular, as autarquias, em articulação com a Comissão de Proteção ao Idoso, são chamadas a desempenhar um papel ativo, fundamental na escolha e nomeação do Provedor do Idoso.

Tratando-se de uma pessoa oriunda da comunidade, caber-lhe-á, entre outros aspetos, receber queixas, denúncias e reclamações relacionadas com pessoas idosas e proceder ao seu encaminhamento para as entidades competentes, além de averiguar situações sinalizadas pelas pessoas idosas ou pela comunidade que possam indicar perigo. Terá ainda como incumbências fazer recomendações aos órgãos competentes ou intervir na tutela dos interesses das pessoas idosas junto das diversas instituições.

Apresentação de resultados do “Guimarães 65+”

Antes da assinatura do protocolo de cooperação, o Auditório da Fraterna é palco do encerramento das comemorações do Dia Internacional do Idoso. De manhã, às 09:30 horas, tem início o “Encontro em Rede: Dinâmicas locais de intervenção social com pessoas idosas”. Segue-se, às 09:45 horas, a apresentação de resultados do programa “Guimarães 65+”.

A partir das 11:45 horas, será a vez do público se inteirar dos resultados dos projetos sociais “Então Vamos”, da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais; “Tabu”, da Associação Jovidém; “Intervenção Local: Promoção da Qualidade de Vida”, da vila de Ronfe; e “Raízes”, de Moreira de Cónegos.

Depois da assinatura do protocolo com a Comissão de Proteção do Idoso, com a presença do presidente do organismo, Carlos Alberto Branco, decorrerá uma conferência intitulada “O idoso e a violência: que perspetivas?”, proferida por Armandina Conde, da Direção da Comissão de Proteção do Idoso. Segue-se a assinatura dos protocolos “Guimarães 65+” e “Projeto Raízes”.