Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES REABILITA ENTRADA NASCENTE DA CIDADE

ACESSO AO CASTELO, POR AZURÉM

Câmara Municipal inaugurou obra que reabilitou entrada nascente de Guimarães

Descerramento de placa alusiva assinalou a resolução de uma importante acessibilidade à cidade, mais concretamente na Rua São Torcato e Rua Nossa Senhora Madre Deus.

Guimaraes_Entrada_Nascente_Inauguracao_

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou este sábado, 16 de abril, a obra de reabilitação da entrada nascente na cidade, em Azurém, que permite um acesso mais rápido e fluído ao Castelo de Guimarães, Campo de São Mamede e Universidade do Minho, através do PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros. A intervenção, orçada em 1 milhão e 300 mil euros, valor já com a taxa de IVA incluída, decorreu ao longo de cinco meses e permitiu o reperfilamento e beneficiação do acesso junto às residências universitárias do Campus de Azurém da UMinho.

O Município de Guimarães procedeu a uma profunda intervenção, que incluiu uma alteração da rede viária, através do reperfilamento da Rua São Torcato, entre o Campo São Mamede e a Circular Urbana, a travessa da Rua S. Torcato e a ligação viária existente entre elas, na continuação da Rua de Francos, que brevemente será igualmente reabilitada, perto da antiga Escola Secundária da Veiga, terminando com a construção de uma rotunda na popularmente denominada “Volta do Pedroso”.

«Esta obra tem em conta a segurança dos cidadãos e dos automobilistas, tem qualidade estrutural, mas também tem estética e reforça o sentido de pertença dos habitantes de Azurém, bem como aumenta a qualidade de vida das pessoas e do território construído», afirmou Domingos Bragança, que anunciou a realização de um projeto para requalificar a Rua de Francos, que liga a zona do “Cano” à Rua 24 de Junho. «Queremos uma obra desta qualidade e não apenas algo para retocar», fez questão de ressalvar o responsável da autarquia.

Nos dois discursos da sessão protocolar, o nome de José Carneiro, antigo Presidente de Junta de Freguesia de Azurém, presente na cerimónia de inauguração, foi evocado pela sua importância no processo inicial desta intervenção. «O sonho tornou-se realidade!», sintetizou Domingos Bragança, cuja opinião foi partilhada por José Castro Antunes, atual edil da freguesia. «O povo de Azurém é persistente, ambicioso e nunca desiste de lutar por aquilo que julga merecer por direito próprio. Esta magnífica obra agora inaugurada tem tanto de útil como de necessária», acrescentou.

Os trabalhos contemplaram uma intervenção num troço viário existente na continuação da EN 207-4, estrangulado por construções antigas implantadas à face da Rua São Torcato. A empreitada teve por objetivo eliminar o problema viário existente, dotando a Rua São Torcato com apenas um sentido de trânsito, encontrando um percurso alternativo para o sentido oposto. O reordenamento urbano, com a beneficiação de acessos já existentes, valorizou todo o espaço público, requalificando-se percursos pedestres, além de terem sido criadas novas baías de estacionamento, bem como zonas de lazer.