Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES APROVA VOTOS DE LOUVOR PARA XICO ANDEBOL E JUVENIS DO VITÓRIA

Em junho, Guimarães conquistou dois títulos nacionais durante um fim-de-semana. O Xico foi campeão em andebol enquanto os juvenis do Vitória fizeram história em Alcochete.

O Município de Guimarães aprovou, por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal, a deliberação de um voto de louvor à equipa sénior do Xico Andebol, Campeã Nacional da 2ª Divisão, e um outro voto de louvor, também extensivo a todos os atletas, técnicos, dirigentes e associados, à equipa de juvenis do Vitória, que esta época conquistou o seu primeiro título nacional nesta categoria, o terceiro nos escalões de formação.

O Clube Desportivo Xico Andebol sagrou-se Campeão Nacional da 2ª Divisão, em Andebol, no passado dia 14 de junho, depois de ter assegurado o regresso à 1ª Divisão da modalidade na próxima época. O êxito alcançado permitirá que Guimarães volte a marcar presença nos principais campeonatos desportivos das modalidades mais praticadas em Portugal: Futebol Andebol, Basquetebol, Voleibol.

O Clube Xico Andebol é um emblema que sucedeu ao histórico Desportivo Francisco de Holanda e que prossegue uma prática desportiva sustentada nos escalões de formação, nos quais dezenas de jovens vimaranenses iniciam a sua prática na modalidade, constituindo uma escola de referência do andebol em Portugal, no âmbito da adoção de um programa de sustentabilidade «para o qual este título muito contribuirá e reforçará», refere o texto do voto de louvor.

A equipa de juvenis do Vitória Sport Clube sagrou-se Campeã Nacional de Futebol no passado dia 15 de junho, vencendo a fase final do seu campeonato em disputa direta com Sporting, Benfica e FC Porto. Tal êxito, que na história do clube se sucedeu aos títulos de campeão nacional em Juniores em 1991 e de Iniciados em 1996, é o primeiro alcançado no escalão de Juvenis e «testemunha o grande investimento e o mérito do trabalho realizado no Futebol de Formação do Vitória Sport Clube», reconhecidamente considerada uma das melhores escolas de formação em Portugal.

«O título alcançado sucede num tempo em que o Vitória Sport Clube prossegue uma política de gestão desportiva muito assente no aproveitamento da sua formação, pelo que este resultado vem reforçar e estimular a prossecução da mesma política. A massa associativa do Vitória, e uma significativa parte da população vimaranense, acompanhou com o maior interesse os jogos realizados, manifestando-se de forma efusiva quando se confirmou o êxito alcançado», lê-se no documento que fundamenta o voto de louvor.