Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES APRESENTA NOVO VEÍCULO DE RECOLHA DE RESÍDUOS URBANOS

Já está ao serviço dos vimaranenses

Viatura cumpre rigorosas normas de emissão de gases, é amiga do ambiente e tem um consumo de combustível reduzido. Caixa de recolha dos resíduos sólidos urbanos possui uma capacidade superior a 15m3.

Viatura_Residuos_Urbanos

A nova viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos, que a Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta quarta-feira, 12 de novembro, já está a circular pelo concelho. A aquisição deste novo veículo tem como objetivo melhorar a eficácia do serviço de gestão de recolha de resíduos em Guimarães, permitindo diminuir igualmente a média do tempo de vida das viaturas.

Representando um investimento da Autarquia no valor de 158.424,00 euros, a aquisição deste veículo, com uma capacidade de carga de 16m3, integrará uma frota composta por 15 veículos destinados à recolha de resíduos do Município, cujo plano de renovação permitiu a imobilização de equipamentos envelhecidos datados de 1989, 1994 e 1996.

Com 76 trabalhadores afetos à recolha de resíduos, o novo veículo do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente – Divisão de Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Guimarães cumpre a norma europeia sobre emissão de poluentes (Euro 6), estando dotado de caixa de carga com sistema de elevação de contentores de resíduos normalizados de 800, 1000 e 1100 litros.

«Este é um investimento significativo por parte da Autarquia numa viatura que será extraordinariamente útil no processo de modernização e diminuição do tempo de vida do nosso material circulante. Temos circuitos e frequências muito grandes tendo em conta a vasta dimensão do nosso território concelhio», lembrou Amadeu Portilha, Vereador com competências delegadas neste setor.

No final da sessão pública de apresentação, afirmou ainda que o Município assumiu o compromisso de adquirir uma viatura por cada ano do atual mandato, o que permitirá realizar «um trabalho muito mais eficaz e eficiente na recolha de resíduos», cujo procedimento é efetuado por três entidades.

«A recolha seletiva reciclável é realizada pela Resinorte, entidade que pertence ao Governo, que neste momento está em processo de privatização. A Vitrus, empresa municipal ligada ao ambiente, procede à recolha de lixo contentorizada e os serviços urbanos da Câmara Municipal recolhem os resíduos domésticos colocados porta a porta», especificou.

MENOS COMBUSTÍVEL E MAIS EFICIÊNCIA

O novo veículo do Município, limitado eletronicamente a uma velocidade máxima de 70 km/h, utiliza um motor com uma cilindrada de 8 litros, com uma potência de 320cv e elevado binário, o que permite incrementar padrões de eficiência energética na recolha resíduos e reduzir o consumo de combustível.

A viatura dispõe também uma seleção de caixa de velocidades com acionamento automático (sem pedal de embraiagem), o que reduz o esforço despendido pelo motorista, que já não necessita de estar constantemente a pressionar o pedal de embraiagem, movimento efetuado centenas de vezes durante a realização de um circuito.

O sistema de travões é dotado de discos nas quatro rodas, com gestão eletrónica, designadamente pela inclusão de ABS - sistema anti-bloqueio das rodas, ESP - programa eletrónico de estabilidade e sistema auxiliar de arranque em subida. A caixa de recolha dos resíduos sólidos urbanos possui uma capacidade superior a 15m3, cumprindo a norma EN1501-1, incluindo, entre outras, a iluminação da zona traseira de trabalho, a sua visualização através de um sistema de vídeo e um conjunto de botoneiras de paragem de emergência.