Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES APOSTA NA SEGURANÇA DE PESSOAS, BENS E AMBIENTE

Câmara Municipal de Guimarães reforça serviço de Proteção Civil com viatura de emergência

Veículo operacional servirá de apoio às duas corporações de bombeiros do concelho, à PSP e à GNR de Guimarães. Está equipado com os meios necessários para acudir a situações de primeira emergência.

A Câmara Municipal de Guimarães equipou o Serviço Municipal da Proteção Civil com uma viatura oficial de emergência para apoio aos principais agentes da Proteção Civil, como os Bombeiros e as Forças de Segurança. O veículo destina-se a auxiliar situações de socorro, salvamento e proteção de pessoas, de bens e do ambiente, bem como para apoio logístico e para comando de operações.

Pelas suas características e pelo equipamento incluído, é considerada também uma viatura operacional de apoio, podendo realizar pequenas intervenções de primeira linha em diversos tipos de risco. O modelo de viatura 4x4 está equipado com os meios necessários para acudir a situações de primeira emergência, tais como pequenas cheias e inundações em zonas urbanas, primeira intervenção em incêndios urbanos, deteção de fugas de gás, comunicações de emergência (SIRESP) e para pequenos resgates de viaturas ligeiras.

O veículo permite, também, salvaguardar pontuais falhas de energia, disponibilizando alimentação elétrica em situações provisórias ou de socorro que ocorram, por exemplo, em zonas de montanha, no caso de incêndios florestais ou deslizes de terras, constituindo também uma alternativa em vias rodoviárias, no caso de acidentes de viação.

A aquisição da viatura permite reforçar as competências previstas na lei em relação ao Serviço Municipal de Proteção Civil, estando disponível para todas as deslocações que exijam uma estrutura de comando reforçada no teatro de operações, para o planeamento e prevenção de riscos, ações de sensibilização e educação, avisos à população, bem como para deslocações a diversos tipo de ocorrências no território de Guimarães, prestando apoio logístico e operacional aos Bombeiros de Guimarães e de Caldas das Taipas, bem como às Forças de Segurança.

O novo veículo da Proteção Civil está equipado com sistema de comunicação (rádio compatível com o SIRESP, banda alta e frequência 136 - 174Mhz); dois pontos de ligação de equipamentos com 220v; gerador elétrico alternativo incorporado; bomba de água para inundações de baixo nível incorporada; kit de primeira intervenção em incêndios urbanos, compreendendo três extintores de pó químico de 6kg, três extintores de água de 5kg e três extintores de CO2 de 5kg; detetor de gás portátil multigás; quatro máscaras faciais completas com filtro de respiração; guincho elétrico; gancho de reboque; ponte de luzes de emergência e trabalho.