Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE FAFE PROMOVE PALESTRA SOBRE “UMA COMPANHIA OPERACIONAL EM ANGOLA” ESTA SEXTA-FEIRA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A evocação dos 50 anos do início da Guerra Colonial, promovida pela Câmara Municipal de Fafe com o apoio de diversas entidades locais, prossegue esta sexta-feira, 28 de fevereiro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, com a palestra “Uma Companhia Operacional num teatro de guerra em Angola”, pelo Major General Ranger Rodolfo Begonha.

rodolfo begonha

A entrada é livre. Colabora na iniciativa a Comissão de Trabalhos de Fafe da Associação de Operações Especiais (AOE), “Ranger”, responsável pelo convite àquele que foi o primeiro-oficial português a frequentar o Curso de Ranger nos Estados Unidos em 1962.

Com um vastíssimo currículo, Rodolfo António Cabrita Bacelar Begonha, nascido em 04/FEV/1936, é Major General na Reforma.

Exerceu missões em diferentes serviços e locais, antes do 25 de Abril, designadamente no Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa, Academia Militar, Regimento de Artilharia Pesada 2, Centro de Instruções de Operações Especiais, Regimento Militar de Angola (1963-65), Instituto de Altos Estudos Militares, Comando Territorial Independente de Macau e Estado Maior do Exercito.

Em 1974 e 1975, no âmbito do Estado Maior General das Forças Armadas, foi nomeado pelo Conselho da Revolução para coordenador do Serviço de Informações junto do Estado Maior da Junta de Salvação Nacional e foi membro da 1ª Comissão conjunta para desmantelamento da ex-PIDE / DGS e ex-Legião Portuguesa, nomeado pela Junta de Salvação Nacional.

Desempenhou depois diversos cargos civis e governamentais, de que se salientam o de Director Geral dos Desportos (1976–78), Presidente do Conselho Administrativo do Fundo de Fomento do  Desporto (1976–78), Presidente do Conselho de Educação Física e Desporto (1977 – 78), Representante Português no Comité para o Desenvolvimento do Desporto do Conselho da Europa (1976–78), Representante Português na Reunião de Lisboa dos Ministros responsáveis pelo Desporto do Conselho da Europa (1978), Secretário de Estado da Juventude e Desportos do 3º, 4º e 5º Governos Constitucionais (1978–79), Presidente da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (2000–01) e Professor Catedrático convidado da Universidade Lusíada (2008-2013, cadeira de Introdução à Segurança e cadeira de Informações Estratégicas da Licenciatura de Políticas de Segurança).

Foi comentador convidado pela TVI, SIC e SIC Notícias sobre a Guerra do Iraque e comenta habitualmente sobre assuntos militares e terrorismo na SIC Notícias e na Rádio Renascença.

Tem trabalhos publicados em revistas civis e militares, frequentou inúmeros cursos e estágios militares e participou em missões militares em diversos países, entre 1961 e 1993.

Ao longo da sua carreira foi galardoado com 20 louvores e detém nove condecorações relacionadas com a sua atividade militar.

Está ligado á área desportiva como praticante e dirigente e técnico de diferentes modalidades.