MUNICÍPIO DE FAFE COMEMORA 104º ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A Câmara Municipal de Fafe volta a evocar a data histórica da proclamação do regime republicano em Portugal, o que vem fazendo desde há mais de três décadas, com um programa comemorativo que se estende pelos dias 3, 4 e 5 de outubro.
Na noite de 3 de outubro, sexta-feira, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal, tem lugar o lançamento da obra «Do dialeto interamnense aos traços fonéticos especiais do falar de Fafe - isoglossas e variações diatópicas», de João Ferreira, docente da Escola Superior de Educação de Fafe e que será apresentada por César Freitas, professor da mesma escola e diretor da Escola Superior de Tecnologias de Fafe.
No dia 4 de outubro, sábado, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a tradicional Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto”, relativos à época 2013/2014 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.
Dia simbólico, contudo, é o 5 de outubro, como sempre, este ano apenas circunscrito à sessão solene.
Após a alvorada de morteiros (9h00) e o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com o desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Medelo (10h15), realiza-se no habitual sessão solene evocativa da efeméride, este ano no Auditório da Câmara Municipal, a partir das dez e meia da manhã.
A sessão é aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, seguindo-se uma palestra pelo historiador e técnico superior da autarquia, Artur Coimbra, que vai discorrer sobre o tema “Do Legado da República em Fafe, passando pelo centenário da Central de Santa Rita”.
A sessão solene culmina com a intervenção do Presidente da Câmara, Raul Cunha.