Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE AVANÇA PROPOSTAS PARA AS FÉRIAS DE NATAL DOS MAIS JOVENS

Para a quadra natalícia que se aproxima, o Município de Esposende preparou um vasto programa de preenchimento dos tempos livres dos mais novos.

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura desafia o leitor a viajar pelo mundo mágico dos contos de Adolfo Coelho e de Teófilo Braga. “Um olhar sobre os contos” junta a Hora do Conto a uma visita à exposição.

A Biblioteca terá patente uma exposição de livros de Natal, pertencentes ao seu fundo documental e, no dia 11 de dezembro, O Som do Algodão apresenta o conto musicado “Uma história de Natal no centro da terra”.

No dia 14, a Biblioteca Municipal vai realizar o Natal dos Leitores, num ambiente informal e natalício, onde decorrerá a distinção dos melhores leitores 2016. Este convívio será acompanhado de bolo-rei e outras iguarias, onde não faltará a música, a poesia e a tertúlia, num encontro de leitores e amigos.

A proposta da autarquia aponta para a realização de oficinas, como aquela que está prevista para o dia 3, denominada “O saber não ocupa lugar”, no Centro de Educação Ambiental que acolhe a exposição “O meu Natal é ecológico”, entre 16 de dezembro e 6 de janeiro. Esta exposição apresentará as figuras do presépio realizadas pelas escolas e IPSS's no âmbito da iniciativa "O meu Natal é Ecológico", com base na reutilização de materiais e embalagens.

De 19 a 22 dezembro, o Centro de Educação Ambiental desenvolve oficinas de férias de Natal, das 9h30 às 12h00 e 14h00 às 16h30.

Também o Centro Interpretativo de S. Lourenço, entre 5 e 30 dezembro desenvolve uma atividade dirigida aos mais novos, com idades entre os 6 e os 12 anos, que são desafiados a descobrir alterações no nosso planeta, presentes na arriba fóssil de Esposende, e as alterações climáticas que levaram à extinção de algumas espécies, estando garantidos divertidos momentos de espírito natalício!

Entre 7 e 31 dezembro, o Centro de Informação Turística de Esposende apresenta os diferentes olhares de artesãos sobre o Natal. Nesta exposição será possível apreciar e adquirir um vasto conjunto de presépios.

Também a Casa da Juventude tem agendada uma oficina de reciclagem e reutilização, para o dia 12. Nesta oficina, as crianças têm oportunidade de criar, através da reciclagem e reutilização de materiais diversos, enfeites e adereços de Natal únicos e personalizados que, certamente, vão ter lugar de destaque na árvore da Casa da Juventude.

Já no dia 14 de dezembro, a Casa da Juventude convida a “Decorar a casa p'ró natal”, em que crianças e jovens são convidados a participar na decoração da árvore de Natal. No dia 19 realiza-se uma oficina de Arte Criativa, na Casa da Juventude, destinada a crianças com idades entre os 6 e 10 anos.

O Museu Municipal de Esposende realiza oficinas de artes plásticas, no dia 18. A oficina criativa com recurso a diversos materiais de artes plásticas e artesanato urbano permite que o público mais pequeno aprenda a criar um boneco de neve para a árvore de Natal.

De 20 a 30 de dezembro, o Museu Municipal acolhe oficinas para crianças dos 6 aos 12 anos, com recurso ao universo onírico do Natal.