Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE APELA AO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Campanha de sensibilização “Leva-me contigo”

Aproveitando a iniciativa “Março com Sabores do Mar”, o Município de Esposende vai desenvolver uma campanha de sensibilização com vista ao combate ao desperdício alimentar na restauração.

Intitulada “Leva-me contigo”, esta campanha visa incentivar os clientes a consumirem na restauração concelhia e a levarem consigo as sobras das refeições.

Pretende-se, deste modo, desfazer o mito de levar sobras para casa, salvaguardando a questão ambiental e a economia das famílias. Os empresários, por outro lado, darão o seu contributo ao assumir este compromisso socialmente responsável e amigo do ambiente.

Não obstante esta pática já ter sido adotada por algumas unidades de restauração concelhias, a expetativa do Município é que a medida alcance maior escala, com cada vez mais clientes a aproveitaram os excedentes das refeições. Aos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal vai oferecer embalagens (couvetes) caraterizadas alusivas à campanha.

O Município assume, assim, o determinante papel de apelar a um consumo mais consciente e sustentável. O desperdício alimentar é responsável pelo desperdício de recursos como a água. Efetivamente, 25% da água doce do mundo é utilizada para cultivar alimentos que nunca vão ser consumidos, sendo que 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente no planeta não são consumidos. Em média, cada português desperdiça, por ano, mais de 180 kg de comida. Em 2023, cada português perdeu, em média, 28 euros por mês com o seu desperdício alimentar. Ou seja, num agregado familiar de 3 pessoas corresponde a mais de 1000 mil por ano.

Esta estratégia enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e visa também o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

embalagem.jpg