Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE CAMINHA VAI APOIAR A AQUISIÇÃO DE UMA CARRINHA PARA A JUNTA DE FREGUESIA DE GONDAR E ORBACÉM

O autarca de Gondar e Orbacém enalteceu o apoio que a Câmara Municipal tem dado às freguesias a que preside

A junta de freguesia de Gondar e Orbacém vai ter uma nova carrinha para fazer o transporte escolar das crianças e fazer a ligação das pessoas das freguesias às duas vilas do concelho. Esta boa nova foi dada na reunião descentralizada que decorreu em Gondar quer pelo presidente da Câmara, quer pelo presidente da união de Freguesias de Gondar e Orbacém. Miguel Alves também deu a conhecer a vontade do município para construir um parque infantil para as crianças de Gondar.

reunião descentralizada Gondar e Orbacém (4)

O executivo caminhense esteve ontem no edifício da Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém para ouvir atentamente as preocupações e pretensões das populações das duas freguesias. De facto, a sala foi pequena para albergar todas as pessoas que quiseram interpelar e ouvir o que Miguel Alves e o restante executivo disseram sobre a intervenção em vários caminhos, revisão do Plano Diretor Municipal, cultura, florestas, entre outros assuntos de interesse e que estão a preocupar os munícipes daquelas freguesias.

José Cunha realçou a importância destas reuniões: “revelaram-se uma aposta acertada. São uma boa forma de comunicar de perto com as populações e de esclarecer anseios e dificuldades de ambas as partes, tornando assim mais transparentes as decisões tomadas pelo Município”.

Miguel Alves explicou ainda: “em democracia é importante que as pessoas façam parte das decisões que são tomadas e que os políticos tenham o discernimento de perceber que só conseguem mudar as coisas se estiverem em permanente diálogo com as pessoas”.

O autarca de Gondar e Orbacém reconheceu a “excelente” relação que a Câmara Municipal de Caminha tem mantido com a freguesia: “tem respondido de forma positiva a praticamente tudo o que temos solicitado” e acrescentou “a colaboração da Câmara Municipal tem tornado mais fácil a minha atividade como presidente desta Junta de Freguesia”.

reunião descentralizada Gondar e Orbacém (3)

A Gondar, o autarca de Caminha levou boas notícias. Em breve, a junta de freguesia de Gondar e Orbacém vai ter uma carrinha de 17 lugares para servir as crianças e a restante população. As crianças porque vai servir de transporte escolar, a restante população porque vai fazer a ligação entre Gondar e Orbacém a Vila Praia de Âncora e a Caminha. Esta boa nova foi anunciada por José Cunha e Miguel Alves. Esta carrinha vai ser adquirida com apoio do Município.

Sobre a importância da aquisição do veículo, Miguel Alves explicou desde que tomou posse, de todos os pedidos que deram entrada na Câmara, houve duas situações prioritárias em todo o concelho: a aquisição de duas carrinhas para transporte de crianças, uma para as freguesias de Gondar e Orbacém e uma outra para Vilar de Mouros.

José Cunha realçou o apoio da Câmara para aquisição de uma carrinha de 17 lugares e “que em breve estará em circulação”, disse.

O autarca de Caminha também falou dos vários projetos que existem para turismo de habitação, nomeadamente para a freguesia de Orbacém.

Sobre a necessidade da construção de um parque infantil para as crianças da freguesia de Gondar, o presidente esclareceu que o Município está a fazer um esforço para criar o respetivo parque.

reunião descentralizada Gondar e Orbacém (2)

Nesta reunião foram ainda colocadas várias questões ligadas à cultura e ao Centro Cultural. Miguel Alves anunciou que está a ser criado no concelho um novo projeto e que consiste na criação de uma rede municipal ligada aos centros culturais e no “acordar de um pequeno monstro” chamado teatro. O objetivo passa por criar um movimento capaz de criar novos públicos, novas formas de estar, ou seja, como se faz no restante país, levar peças de teatro aos vários espaços culturais das várias freguesias. O presidente salientou a importância das juntas de freguesia se manterem ao lado do Município na prossecução deste projeto.

Sobre a gestão das florestas, Guilherme a Lagido salientou que a floresta é um assunto que preocupa executivo. O vereador lembrou que como qualquer outra atividade de domínio rural, a floresta requer cuidados extremos, por isso requer uma gestão permanente com ações continuadas e não isoladas.

As intervenções em vários caminhos foram outras das preocupações levadas pelos munícipes. Sobre esta matéria e sobre os investimentos, o vereador realçou a necessidade de se constituir uma carteira de projetos, isto é, a necessidade de se elaborarem projetos para serem submetidos a fundos comunitários sempre que surjam oportunidades.

reunião descentralizada Gondar e Orbacém (1)