Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE BRAGA PREMEIA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS DO CONCELHO

Projecto ‘A Minha Escola é Eficiente’ promove cultura de responsabilidade ambiental

As Escolas Básicas do Bairro da Misericórdia, da Sé e de Santa Tecla, foram os estabelecimentos de ensino que mais reduziram a factura energética durante o ano lectivo anterior alcançando, respectivamente, os três primeiros lugares do projecto ‘A Minha Escola é Eficiente’.

CMB27102016SERGIOFREITAS0000003224.jpg

Com este projecto pioneiro, o Município de Braga tem vindo a reduzir a factura energética das escolas do Concelho, através do incentivo à poupança e da promoção da eficiência energética junto da comunidade escolar.

Durante a entrega dos prémios, que decorreu esta Quinta-feira, 27 de Outubro, o vereador do Ambiente e Energia do Município de Braga, explicou que este programa é muito mais do que um projecto de poupança energética. “Este é um programa educativo que desafia a comunidade escolar a mudar hábitos e a criar uma cultura de responsabilidade ambiental junto dos mais novos”, referiu Altino Bessa.

O primeiro prémio, no valor de mil euros, foi atribuído à EB1 do Bairro da Misericórdia que reduziu a factura em cerca de 40%, atingindo uma poupança de 2.079 euros. Em segundo lugar (750 euros) ficou a Escola da Sé, com uma poupança de 1.989 euros, e na terceira posição (500 euros) ficou a EB1 de Santa Tecla que alcançou uma poupança energética de 1.897 euros. Foram ainda distinguidas a Escola de Real que obteve 1.116 euros de poupança, a Escola do Barreiro, em Nogueira, que poupou 1.033 euros, e o Jardim de Infância de Este S. Pedro, com uma poupança na ordem dos 1.000 euros.

A implementação do programa nas escolas incluiu a realização de um conjunto de visitas e mecanismos de interacção com os alunos, dos quais se destaca a criação do ‘Poupas', a mascote do projecto.

Altino Bessa enalteceu, igualmente, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Departamento de Electromecânica do Município, assim como o empenho de todas as escolas e dos alunos que conseguiram fazer a diferença no que à poupança de energia diz respeito. “Fruto de uma articulação entre os serviços municipais e a comunidade escolar, temos feito um trabalho de monitorização constante em 109 escolas do Concelho de forma a realizarmos um diagnóstico de eficiência energética para, quando abrir a janela de candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020, podermos melhorar a eficiência energética dos vários estabelecimentos de ensino”, concluiu o vereador.

CMB27102016SERGIOFREITAS0000003225.jpg

j.alberto.poupas.jpg

j.alberto.se-2.jpg