Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE BRAGA FORMALIZA ADESÃO À REDE CITYMOBILNET

O Município de Braga acaba de formalizar a adesão à CityMobilNet, uma rede integrada no URBACT III, Programa Europeu de Apoio a Redes Temáticas de Cidades, lançado pela Comissão Europeia, que promove e financia a constituição de redes temáticas de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos da actualidade.

CMB22022016SERGIOFREITAS000000829

A adesão foi concretizada esta Segunda-feira, 22 de Fevereiro, durante uma reunião de trabalho que contou com a presença do coordenador europeu do URBACT III, Klaus Kölinger. Na ocasião, o vereador Urbanismo, Ordenamento e Mobilidade do Município de Braga, Miguel Bandeira, explicou que o encontro teve como objectivo a recolha de contributos para a construção da rede que é constituída por cidades consideradas referências no que se refere à mobilidade urbana sustentável.

“Esta rede tem por base a aprendizagem e troca de conhecimento entre as cidades participantes que, desta forma, manifestam vontade de promover um desenvolvimento inclusivo e participativo em torno da mobilidade sustentável”, referiu Miguel Bandeira, na abertura do encontro em que participaram agentes e instituições da rede local de mobilidade, nomeadamente Universidade do Minho, CIM Cávado, Transportes Urbanos de Braga, Quadrilátero Urbano, Braga Ciclável e técnicos municipais das Divisões de Planeamento, Mobilidade e Trânsito.

A rede CityMobilNet visa a elaboração de Planos de Mobilidade Sustentável um pouco por toda a Europa, com base na troca de conhecimento e experiência das cidades parceiras. O projecto divide-se por duas fases. A primeira, a decorrer até 15 de Março, consiste na realização do diagnóstico e na adesão das cidades à rede. A segunda, com início previsto para o mês de Julho, inclui a realização de meetings nas cidades da rede, a planificação e implementação dos Planos de Mobilidade Urbana.

A rede CityMobilNet conta já com a participação de Bielefeld (Alemanha), Székesfehervar (Hungria), Slatina (Roménia), Burgos (Espanha) e Agii Anargyri-Kamatero (Grécia). A par de Braga, a rede passará a ser constituída pelas cidades de Marselha, Marne a l’Eau (França), Gdansk (Polónia), Palermo (Itália), Valletta (Malta) e Zadar (Croácia).

De referir que o URBACT III, gerido em França pela Comissariat Général à L’Egalité des Territoires e com ponto de disseminação nacional na Direcção-Geral do Território, tem na CCDR-N o interlocutor regional para o Norte de Portugal.

Para o período 2014-2020, o URBACT III tem como objectivo melhorar a capacidade das cidades europeias na elaboração de Planos Integrados para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), com elevado grau de participação pública; implementar metodologias inovadoras de elaboração de estratégias para o DUS; optimizar a implementação de Planos Integrados para o DUS; e possibilitar o acesso e partilha de um conjunto de metodologias, relatórios, seminários e workshops, a autarcas e quadros técnicos das cidades europeias, com vista à optimização das políticas urbanas.

CMB22022016SERGIOFREITAS000000827