Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE BRAGA DISTINGUIDO COM BANDEIRA VERDE ECOXXI

Distinção atribuída a autarquias com melhores índices de sustentabilidade

O Município de Braga foi pela primeira vez distinguido com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, figurando assim entre os municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade.

Bandeira Verde.png

Os resultados da candidatura submetida pela Autarquia Bracarense foram conhecidos esta Quarta-feira, 16 de Dezembro, durante o evento promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que decorreu online. O Município de Braga atingiu um índice de 80,9 por cento nos indicadores avaliados, sendo reconhecido como um dos municípios mais sustentáveis do País.

Com a Bandeira Verde ECO XXI, o Município de Braga reafirma o compromisso para com a sustentabilidade, “um elemento-chave para garantir a qualidade de vida às populações”.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lembrou que “Braga é um Concelho que atribui especial relevância à dimensão da sustentabilidade”, destacando os múltiplos projectos e políticas que têm sido desenvolvidas em articulação com os cidadãos e com as instituições. “Temos projectos no âmbito da descarbonização, de que é exemplo o BUILD, um laboratório para a descarbonização que desenvolvemos em parceria com instituições e ensino e investigação, e projectos no domínio da adaptação às alterações climáticas”, enumerou o Autarca.

Ricardo Rio falou sobre a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Braga, que apresenta várias iniciativas ligadas à eficiência energética e mobilidade sustentável, e abordou o Relatório de Sustentabilidade, que afirma um conjunto de compromissos que o Município de Braga quer valorizar nas suas políticas de concretização da sustentabilidade local.

O galardão Bandeira Verde ECOXXI premeia as boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental dos municípios portugueses, através da avaliação de 21 indicadores e 71 sub-indicadores nas áreas ambiental, social e económica. Em 2020, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.

As candidaturas são pontuadas e somente os municípios que obtêm uma pontuação acima dos 50% é que recebem a Bandeira Verde. As pontuações entre os 40 e 50% dão direito a certificado e abaixo de 40% uma folha de participação. O índice “ECOXXI” sintetiza o resultado obtido em cada ano pelos municípios e, para além de uma ferramenta de gestão da sustentabilidade, este programa da ABAE pretende traduzir o caminho a percorrer para atingir a meta dos 100%, ou seja, o percurso da sustentabilidade.

Em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do País, sendo 14 delas de novos municípios, face ao ano passado, na rede ECOXXI: Alandroal, Amarante, Beja, Braga, Caminha, Campo Maior, Freixo de Espada a Cinta, Mira, Oeiras, Ourém, Sintra, Torres Novas, Trofa e Vila do Porto.