Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE BRAGA APRESENTA EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS NO ÂMBITO DO PROJECTO “CUIDAR BRAGA ii”

Município de Braga apresentou os equipamentos adquiridos no âmbito do projecto ‘Cuidar Braga II’. Com recurso ao programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono financiado pelo fundo EEAGrants, foi adquirido um tractor com reboque, um tractor com biotriturador e grua incorporados, um limpa bermas e um biotriturador móvel.

CMB06072022SERGIOFREITAS002151389964.jpg

Os equipamentos encontram-se no Centro de Biotrituração, instalado no Horto Municipal, que se localiza na freguesia de Merelim S. Pedro e Frossos, e cuja criação fez também parte do projecto co-financiado.

O Município de Braga disponibiliza gratuitamente o serviço de biotrituração para destruir e processar os sobrantes agrícolas e florestais no terreno dos particulares. Após agendamento, a Divisão de Protecção Civil desloca uma equipa para operar o biotriturador no local.  A estilha resultante da biotrituração pode ser utilizada como fertilizante natural ou para produzir energia.

O Centro de Biotrituração recebe a biomassa recolhida pelos particulares, proveniente de centros de recolha localizados nas freguesias e nos demais parceiros do programa, ou os sobrantes provenientes da actividade de manutenção dos espaços verdes da Cidade.

Este projecto tem como principais objectivos a redução do número de incêndios com origem no descontrolo de queimas e a melhoria qualidade do ar através da redução de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. O custo total do projecto foi de 234 892, 48€ com um montante de financiamento de 199 658, 61€, correspondente a uma taxa de financiamento de 85%.

Para usufruir deste serviço pode contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, a Divisão de Protecção Civil Municipal pelo telefone 253 61 60 60, ou no site do projecto Cuidar Braga http://cuidarbraga.eeagrants.cm-braga.pt

CMB06072022SERGIOFREITAS002151389961.jpg

CMB06072022SERGIOFREITAS002151389956.jpg

CMB06072022SERGIOFREITAS002151389954.jpg

CMB06072022SERGIOFREITAS002151389955.jpg