MUNICÍPIO DE BARCELOS CELEBRA DIA NACIONAL DO PEREGRINO
O Município de Barcelos assinala, nos dias 12 e 13 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino, tendo para o efeito programado um conjunto de iniciativas alusivas ao Caminho Português de Santiago.
No dia 12, às 17h00, é apresentado o projeto “Ecos do Caminho” pela Banda Musical de Oliveira, ação que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, pelas 21h00, a Casa da Azenha acolhe a apresentação do livro “Eu não me sinto peregrino. A essência do Caminho de Santiago acabou?”, de Marcelo Ramalho. A participação é livre, mas carece de inscrição obrigatória através do email cultura@cm-barcelos.pt.
No dia 13 - Dia Nacional do Peregrino - está prevista uma peregrinação coletiva do Caminho Português de Santiago Central (Porto e Norte), que integra diversas atividades: às 8h00, ponto de encontro no Mosteiro de Vairão (Vila do Conde) com paragem no Parque do Peregrino em Macieira de Rates, pelas 12h15. Às 14h00, realiza-se a palestra “Sentir o Caminho”, no restaurante Pedra Furada. Pelas 16h30, no Paço dos Condes, tem lugar a recriação ao vivo da lenda do Galo de Barcelos, pelo grupo de teatro “Amigos do Pato”. A programação termina com a inauguração, às 17h30, da exposição de fotografia “Barcelos no Caminho de Santiago”, pelo Albergue Cidade de Barcelos, no Espaço Cultura.
A iniciativa inclui ainda refeições durante o percurso e transporte de volta ao ponto de partida. A participação nas atividades é obrigatória, mas carece de inscrições até ao dia 7 de outubro, através do link: https://forms.gle/chctzCbny2Jr6QW39 .
O Dia Nacional do Peregrino é uma data comemorativa da República Portuguesa, instituída pela Assembleia da República em 2014, para comemorar o Dia do Peregrino a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.