MUNICÍPIO DA PÓVOA DE LANHOSO DÁ A CONHECER TRABALHO REALIZADO PELO SIG
O Município da Póvoa de Lanhoso esteve representado no 12º Encontro de Utilizadores Esri Portugal, que se realizou nos dias 21 e 22 de maio, na Culturgest, em Lisboa, sob o lema "SIG: Factor Decisivo de Mudança”.
“O Município da Póvoa de Lanhoso definiu, há alguns anos atrás, o sistema de informação geográfica (SIG) como instrumento catalisador de todos os serviços. A transversalidade dos SIG permite-nos definir, com rigor, a implantação de uma construção, mas também nos permite identificar e gerir com rigor a rede de água e saneamento e as rotas de recolha do lixo, por exemplo”, considera o Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
Este Encontro assumiu-se como uma importante oportunidade de partilha de informações e de experiências entre utilizadores Esri numa altura em que os Sistemas de Informação Geográfica são cada vez mais imprescindíveis.
Na mesma oportunidade, foram dadas a conhecer as experiências de outras autarquias do nosso país. A geógrafa Marta Ferreira interveio no segundo dia do evento. Numa altura em que a mudança se assume como um imperativo para o aumento da produtividade e da eficiência, o Município Povoense apresentou o trabalho desenvolvido desde a implementação do serviço de Sistema Municipal de Informação Geográfica em 2009. “O convite formulado pela Esri Portugal resulta do reconhecimento das boas práticas implementadas no nosso Município e é uma satisfação muito grande ver uma técnica nossa, no caso a Dra. Marta Ferreira, a fazer uma intervenção num encontro que reúne os maiores utilizadores deste sistema no nosso país”, salienta ainda aquele responsável.
Inserido na Gestão Urbanística e Planeamento, o Gabinete Municipal de Informação Geográfica (GMIG) trabalha com todas as áreas, desde o Ambiente, com o cadastro de água e saneamento e as rotas de recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos, a Gestão Urbanística com a georreferenciação de processos de obras, a Cultura, com o apoio a georreferenciação do património, etc..
Inicialmente, as prioridades do GMIG focaram-se na disponibilização num curto espaço de tempo de informação aos munícipes, tentando facilitar o acesso à informação geográfica tendo tem acessível através do portal municipal, um conjunto de ferramentas/serviços que permitem ao munícipe consultar e imprimir informação cartográfica, nomeadamente a emissão de plantas de localização e consultar online as plantas do PDM em vigor.
A nível interno, o GMIG agilizou e operacionalizou um conjunto de tarefas nas diversas divisões e áreas, integrando desta forma informação geográfica com o intuito de otimizar processos de modernização administrativa apoiando as várias divisões municipais nas suas tarefas diárias como a gestão da rede de água saneamento ou a ocupação do cemitério municipal.
A Esri Portugal é uma empresa ligada à oferta de tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica em Portugal, a qual comercializa o software SIG, utilizado pelo Município Povoense. Esta entidade promove todos os anos um encontro dos seus utilizadores no sentido de mostrarem os projetos que estão a desenvolver.