Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DA PÓVOA DE LANHOSO ACUSA PSD LOCAL DE ESTAR CONTRA BEM-ESTAR ANIMAL

Canil .jpeg

A construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais da Póvoa de Lanhoso foi chumbada pelo PSD, que trava, assim, a possibilidade de garantir condições dignas aos animais. 

Tendo em conta o estado de degradação do atual canil, a maioria socialista da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso propôs a construção de novas instalações para os animais, num terreno com mais de 7.500 metros quadrados, localizado junto ao atual canil, o qual foi doado por um casal povoense. 

A construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais havia já reunido consenso, tendo inclusivamente sido aprovado por unanimidade, em reunião de Câmara, e tendo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas  (ICNF)  aprovado uma candidatura de financiamento para o novo centro. Contudo, o PSD, com maioria na Assembleia Municipal, votou contra a sua construção, na sessão ordinária do mesmo órgão, realizada no passado dia 25 de junho.

Perante esta atitude do PSD, é bloqueado um projeto há muito aguardado no concelho da Póvoa de Lanhoso, onde a situação que a Câmara Municipal herdou é de um canil extremamente degradado, sem espaço exterior suficiente, o que obriga os animais a permanecerem em boxes sem as mínimas condições, e sem casas-de-banho ou balneários para os voluntários que dedicam o seu tempo à causa animal.

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais iria permitir a recolha de animais errantes e o seu tratamento, campanhas de promoção e gestão de adoções, campanhas de controlo de canídeos e gatídeos, campanhas de vacinação antirrábica, identificação eletrónica, ações de sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, entre outras.

Apesar do bloqueio provocado pelo PSD, a autarquia está já a trabalhar numa nova solução que irá permitir resolver um problema com décadas, protegendo o bem-estar animal, a saúde pública e evitando a devolução do financiamento conseguido junto do ICNF.