Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO ARCUENSE REFORÇA RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NOS MESES DE VERÃO

Durante os meses de verão o concelho arcuense ganha outra dinâmica com a chegada dos muitos emigrantes que aproveitam as férias para visitar a família e os amigos.

20140730_122716

Neste sentido, e porque a quantidade de resíduos sólidos produzidos quase duplica com o aumento da população, a Câmara Municipal pretende melhorar os níveis de salubridade, encontrando-se a reforçar as equipas de recolha através da contratação de mais recursos humanos, tendo ainda adquirido recentemente, um novo veículo pesado de recolha de RSU, no valor de € 149 445,00.

No total, 29 homens farão, por turnos, a recolha de lixo e varredura urbana, assegurando também a recolha nos fins-de-semana durante o mês de Agosto.

De realçar que durante o mês de Agosto são, normalmente, recolhidas perto de 1000 toneladas de resíduos sólidos urbanos.

O Município tem-se esforçado por melhorar as suas infraestruturas e metodologias e organização, a fim de assegurar uma constante evolução e aperfeiçoamento da sua capacidade de resposta às necessidades apresentadas pelos munícipes.

Para isso conta com modernos sistemas de deposição de resíduos (ex. contentores tipo “molok” e “subtainer” na zona urbana), veículos de recolha de diversos materiais, um Ecocentro/Estação de Transferência de resíduos em Oliveira, entre outros.

A autarquia investiu recentemente na limpeza dos contentores, procedendo à higienização de 100 contentores de superfície e à desinfeção da totalidade dos contentores semienterrados distribuídos pelo concelho. Uma medida que vai de encontro às boas práticas de salubridade e permite manter o concelho mais limpo e convidativo.

A Autarquia dispõe também, de viaturas e serviços próprios para recolha de “monstros”, basta para isso, sempre que necessite, ligar para o Município através do número de telefone 258 520 500 e, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, agendar a sua recolha.

O Município apela a todos que ajudem a manter o Nosso Concelho limpo! Separe os resíduos, colocando-os nos respetivos ecopontos e o coloque os restantes dentro dos contentores, devidamente ensacados. Pequenos gestos seus poderão fazer a diferença neste Ambiente que se pretende mais acolhedor.